NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 29/03/2019
Ciências Biológicas desenvolve trabalho com a Universidade sem Limites
352 exibições


A equipe do Laboratório de Educação Ambiental e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da URI desenvolveu, no dia 18 de março, uma formação com as integrantes do projeto Universidade sem Limites. O trabalho foi desenvolvido pela professora Sônia Zakrzevski e as estudantes de Licenciatura, Andrieli Majewski, Jéssica Fabian, Liane Levinski e Jéssica Osório, juntamente com o Coordenador do Curso, professor Vanderlei Decian.

A atividade tratou sobre a importância da conservação da biodiversidade e das áreas protegidas, priorizando o estudo sobre o Parque Natural Municipal Longines Malinowski. Localizado em área urbana, com área de 23,08 ha, o Parque, que durante muitos anos serviu como um potreiro pertencente à extinta Comissão de Terras, foi criado oficialmente pela Lei Municipal nº 3.110/1998, baseada na Lei Estadual nº 267/1948, que autorizava a doação desta área de terra para o município. Porém, apenas em junho de 2011 o Estado oficializou a doação das terras do Parque ao município de Erechim.

O Parque é uma Unidade de Conservação de proteção integral, ou seja, que busca preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Ele oportuniza a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Por meio de atividades de integração e reflexão, da interpretação de imagem de satélite, de pequenas apresentações com o uso de imagens e do diálogo no grupo, as participantes resgataram a história do Parque e conheceram aspectos gerais sobre o Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Esse Plano é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos de gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais. Ele abrange um conjunto de ações necessárias para a gestão em qualquer atividade no interior de modo a conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos com a conservação.

O trabalho realizado contribuiu para o grupo refletir sobre benefícios diretos e indiretos do Parque. Além de contribuir na regulação de processos ecológicos essenciais, o Parque proporciona oportunidades para reflexão, enriquecimento espiritual, desenvolvimento cognitivo, recreação e experiência estética aos seus visitantes.

Em breve o grupo da Universidade Sem Limites estará participando de uma atividade, organizada também pelo Curso de Ciências Biológicas, junto ao Parque Longines Malinowski. O Curso, inclusive, foi responsável pela elaboração do Plano de Manejo do Parque. Esse é apenas uma das atividades desenvolvidas pelo curso e que podem vir a ser desenvolvidas pelos futuros acadêmicos que podem ingressar via vestibular de verão tanto no Bacharelado como na Licenciatura.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
Núcleo de Acessibilidade
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
Fale com a Escola
Pós-Graduação
Principal
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil