NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 28/12/2018
Centro de Línguas URI: um diferencial para a vida
209 exibições


Falar inglês não é mais apenas um diferencial: é uma necessidade. E não apenas para o mercado de trabalho, mas também para relacionamentos pessoais e profissionais, em um mundo cada vez mais globalizado e conectado. Por esta razão, a URI Erechim oferece, há 18 anos, o ensino da língua inglesa profissional através do Centro de Línguas URI.

De acordo com o Coordenador, professor Paulo Molossi, a ideia inicial era oferecer um ensino de inglês de qualidade aos alunos da Escola Básica, da Universidade, bem como para a comunidade em geral, com uma metodologia diferenciada, prazerosa e com profissionais qualificados. Com o passar dos anos, a proposta se consolidou e o projeto ficou ainda maior. “Hoje fazemos parte do programa Cambridge University Press Educational Partner, que é um programa destinado a Escolas de Inglês que recebem acompanhamento pedagógico da Cambridge University Press, reconhecida como a primeira editora do mundo”, explica.

No ano de 2015, juntamente com este programa, o Centro de Línguas passou a implantar o ensino da língua inglesa para todos os alunos da Escola Básica, utilizando as dependências e metodologia dentro dos turnos de aula regulares. “Assim, juntamente com a direção da Escola Básica e com os assessores pedagógicos da Cambridge, iniciamos o trabalho com os alunos do 1º ano do Fundamental I e com os alunos do 6º ano do Fundamental II, por serem considerados portas de entrada no aprendizado da língua inglesa, no que diz respeito a faixa etária e série escolar. Desta forma, o ensino fundamental I passou a ter 2 horas semanais de inglês e o ensino fundamental II 3 horas semanais”, explica o professor Paulo.

Neste ano de 2018 já fazem parte do programa os alunos do 1º ao 4º ano e do 6º ao 9º ano da Escola Básica. Deste modo, quando estes alunos estiverem no final do 2º ano do Ensino Médio, também estarão concluindo o Curso de Inglês no Centro de Línguas, estando aptos a prestarem exames internacionais, se assim desejarem.

“Estamos muito felizes, pois tudo está correndo dentro do que nos propomos como equipe. Os resultados estão sendo surpreendentes. Só para ressaltar e lembrar, continuamos com nossas aulas para a comunidade em geral com turmas para crianças, adolescentes e adultos. Também a modalidade de turmas fechadas e aulas one-to-one”, salienta o professor.

Com todas estas mudanças e também com este número crescente de alunos, o espaço físico também precisou ser readequado. Por esta razão, no início de 2018, foi feita uma grande ampliação da estrutura, de modo a atender ainda mais às demandas dos alunos. “As instalações físicas adequadas e o bem-estar são importantes para que todos se motivem a trabalhar e estudar, mas isto deve estar emparelhado sempre com nosso principal objetivo que é o ensino da língua inglesa com qualidade. Quero destacar aqui o empenho, dedicação e entusiasmo de nossos professores que estão sempre buscando aperfeiçoamento para sua prática pedagógica diária, a fim de obtermos bons resultados”, enaltece o professor Paulo.

Dentro da prática pedagógica e metodologia adotadas pelo Centro de Línguas, além do desenvolvimento das habilidades já conhecidas, também são abordadas as habilidades e competências do século XXI, ou seja, o pensar criativo, resolução de problemas, análise crítica e comunicação sob diferentes pontos de vista. “A partir desta proposta, procuramos ajudar o aluno a desenvolver uma mentalidade positiva sobre o mundo em que está inserido, e que está cada vez mais complexo. Baseados nesta abordagem, também buscamos formar estudantes bilíngues, que é o que o mundo pede”, frisa.

E o professor destaca que as conquistas são ainda maiores. “A partir de todo este trabalho, que não é fácil, mas que é compensador, neste meio tempo, através da colaboração do nosso professor Márcio Fontana, passamos a ser um Centro Examinador do SAT, que é um dos exames americanos para entrada na universidade e, com empenho do time Centro de Línguas estamos trabalhando para estabelecermos em nossa Escola a cultura dos exames internacionais e fazer parte do Cambridge Assessment English, a parte das certificações internacionais oferecidas pela Cambridge e que é reconhecida em mais de 23.000 instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais”, encerra.

O Centro de Línguas oferece aulas de inglês para toda a comunidade e retorna às suas atividades normais em fevereiro.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2019 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil