NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 10/10/2018
Agronomia promove curso sobre produção de plantas transgênicas resistentes a insetos
402 exibições


O Curso, promovido durante o CONIGTI (Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação), foi ministrado na terça-feira, 02, por um grupo de pesquisa especializado no assunto do Laboratório de Biotecnologia da UPF, composto pela professora e Engenheira Agrônoma Marília Rodrigues de Silva, e pelas biólogas Dielli Didoné e Cássia Ceccon.

Destaca-se que o Brasil é um país essencialmente agrícola, sendo reconhecido como o país que mais cresceu na adoção de culturas transgênicas. Até este ano foram liberados comercialmente 79 eventos transgênicos das culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, eucalipto e feijão.

As pesquisadoras disseram que, considerando a resistência a insetos-praga, a grande maioria dos eventos liberados possui, em sua constituição, genes provenientes da bactéria Bacillus thuringiensis, os genes bt. Porém, o uso de somente um gene exerce uma grande pressão de seleção possibilitando o aparecimento de biótipos de pragas resistentes, o que já é realidade em diversos países, inclusive no Brasil. Desta forma, apontaram, se faz necessário adoção de estratégias para conter esta realidade. Uma delas é a utilização de refúgio, que já vem sendo amplamente discutida no meio rural. Outra é dentro do âmbito da biotecnologia, com a utilização de genes alternativos de resistência a insetos com diferentes mecanismos de ação ou locais de atuação, possibilitando retardar o aparecimento de pragas resistentes.

Desta forma, disseram, é preciso conhecer como a transferência de genes é feita em laboratório auxiliando na formação de recursos humanos que venham a desenvolver a técnica no Brasil, pois é importante que o país possa contar com tecnologia nacional e ficar mais independente tecnologicamente.

No minicurso foram apresentados métodos de transferência de genes, dando ênfase ao método via agrobacterium tumefaciens nas culturas do milho (um dos mais importantes cereais do mundo), e em tabaco (uma cultura modelo utilizada em muitos experimentos genéticos).

O minicurso contou com a presença de técnicos e alunos que puderam conhecer e discutir sobre esta tecnologia que vem auxiliando o melhoramento na busca por maior produção de alimentos de maneira sustentável para uma população em expansão.

Outra atividade realizada durante o CONIGTI, dentro da área de Ciências Agrárias, foi o Curso de GPS, que envolveu também o Curso de Engenharia Agrícola.

O Curso foi desenvolvido pelo instrutor do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Ivan Albino Madalozzo, que abordou uma série de temáticas referentes ao GPS (Sistema de Posicionamento Global (GPS), um sistema espacial de posicionamento desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos EUA, que pode ser usado para determinar a posição em relação a um sistema de referência, de um ponto qualquer sobre ou próximo a superfície da terra, fornecendo uma medida de tempo como datas, velocidade e horário.

O GPS possui cobertura global e disponibilidade contínua 24 horas por dia, fornecendo aos usuários civis uma posição expressa em latitude, longitude e altitude. O professor Ivan destacou, entre outros aspectos, o conceito e funcionamento do GPS; a marcação e a procura por pontos no GPS; conceito de rotas e trajetos; cálculo de áreas por rotas e trajetos; e a transferência de dados do GPS para software (impressão de mapas).



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil