NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 09/07/2018
Curso de Formação de Educadores Ambientais trata sobre Agroecologia e Saúde
307 exibições


A URI Erechim está promovendo, através dos Cursos de Ciências Biológicas/Licenciatura e Bacharelado, Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho e Laboratório de Educação Ambiental, um Curso de Formação de Educadores Ambientais, com foco em Agroecologia e saúde. A iniciativa está vinculada ao Projeto “Ações para Manutenção e Fortalecimento do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai Gaúcho”, financiado pelo Cnpq e desenvolvido em parceria com a UFFS, UERGS, CAPA, EMATER, entre outras entidades da região.

A agroecologia tem se mostrado uma estratégia global para minimizar os impactos humanos, causados pelos modelos convencionais de produção de alimento, ineficientes nas questões de conservação da biodiversidade, do equilíbrio ecológico e da produção agrícola sustentável. Além disso, a sociedade moderna passou a compor um estilo de vida pautado no consumo e em hábitos sociais que exigiram maiores recursos dos ecossistemas.

O Curso teve início no dia 13 de junho, com a discussão sobre a Agroecologia e Conservação da Biodiversidade. Os trabalhos foram conduzidos pela professora Sônia Zakrzevski, da URI; engenheira agrônoma Ingrid Giessel, do CAPA; engenheiro agrônomo José Manuel Palzuellos Balliviam e pelo professor Jean Carlos Budke, da URI.

Na terça-feira, 3 de julho, a formação priorizou a discussão sobre Agroecologia e Conservação da Água, por meio de uma mesa redonda com os professores Luiz Hepp e Vanderlei Decian, da URI, e César da Rosa, da EMATER Regional. A outra mesa redonda foi sobre o Manejo Agroecológico de pragas e doenças e contou com a participação de Ingrid Giesel, do CAPA, e Tarita Deboni, da UFFS. À tarde, os participantes vivenciaram diferentes oficinas que abordam o tema e que foram desenvolvidas por profissionais da URI (Rozane Restello, Júlio Brancher e Raquel Lorenzi) do CAPA (Juliana Paula Vendrame) e EMATER (Marcos Antonio Gobbo). Também contou com o auxílio de Itacir Madalozzo e de Evandro Cantelle em uma oficina sobre abelhas nativas, que são muito importantes no processo de produção de alimentos.

O Curso de Formação está sendo desenvolvido em três etapas. A primeira etapa, presencial, que acontece até o dia 30 de agosto, irá abordar mais alguns temas: agroecologia e saúde humana; produção e certificação de alimentos agroecológicos; hortas escolares e comunitárias; e educação em agroecologia. Também haverá a socialização e experiências em agroecologia desenvolvidas na região do Alto Uruguai.

Na 2ª Etapa será elaborado de modo coletivo um projeto de Educação em Agroecologia a ser desenvolvida na região a ser implementado no período de setembro a novembro, envolvendo escolas e comunidades, a partir da elaboração de projetos de educação ambiental.

A formação que vem acontecendo conta com a participação de 130 representantes da região através de palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, cine-fórum e visitas técnicas. O público é formado por profissionais das áreas de meio ambiente, educação, saúde e agricultura, que representam órgãos de governo e entidades da região do Alto Uruguai Gaúcho, além de membros do Coletivo Educador desta mesma região.

O Curso encerra no dia 21 de novembro, com a terceira etapa, de forma presencial, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos municípios, em um Seminário Socializador.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil