Notícias - 07/10/2017
Agronomia e Engenharia Agrícola têm palestra sobre manejo de lavouras
227 exibições


O III CONIGTI (Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação) da URI proporcionou um momento importante para acadêmicos dos Cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola da URI, bem como para os alunos e professores do Colégio Agrícola de Erechim, engenheiros agrônomos diplomados na URI e de diversas empresas parceiras da Universidade.

Com o tema “manejo de lavouras para altas produtividades”, o consultor técnico da Bayer Cropscience, Engenheiro Agrônomo Dirceu Gassen, apontou que o maior segredo para atingir altas produtividades está nas pessoas e não apenas nas tecnologias empregadas nas culturas agrícolas, seja na semeadura, manejo e colheita dos grãos.

“A diferença entre lavoura de baixa e lavoura de alta produção está na cerca: de um lado há um dono e do outro lado outro dono, então a diferença está no conhecimento aplicado por hectare”, disse o palestrante. Complementou afirmando que conhecimento aplicado por metro quadrado também não é suficiente se a distribuição não for bem feita. “Conclusão: devemos aplicar conhecimento aplicado por planta, ou seja, muito mais importante que qualquer produto, variedade, inseticida, adubo, calcário ou máquina, é como manejar a planta e isso é feito pelas pessoas”, frisou Gassen.

Explicou, igualmente, o que significa a humanização do manejo: “Plantas e animais têm uma lógica de desenvolvimento, de produção e elas têm uma capacidade muito maior do que vemos na média das lavouras. Então, a diferença está nas pessoas que fazem o manejo”, reforçou o palestrante. “Porquanto, este é o grande investimento a ser feito, pois quando o homem entende a lógica da germinação, do crescimento e do índice de área foliar – a planta colhe energia solar – então se manejarmos as folhas (que são uma bateria solar), o tamanho da planta, nós não vamos colocar mais ou menos plantas, mas vamos entender como funciona e essa é a principal diferença entre ter e não ter uma lavoura de alta produtividade não só de soja, mas de qualquer cultura”.

Para exemplificar, citou o caso da soja. “A planta da soja capta energia solar, bebe nutrientes, elabora glicose nas folhas e depois produz sementes em três semanas. Cada planta é uma unidade de produção que define o potencial da lavoura. A semeadura define o número de grãos produzidos por metro quadrado. Folhas sadias definem o peso de grãos. Nenhuma tecnologia é capaz de fazer a planta extrair do solo o que ele não tiver. O conhecimento aplicado por planta, em todo m2, gera renda por hectare”, explicou.

Por fim, Gassen postulou: “Caro é replantar, pois o barato que não funciona é errar nos processos usando bons produtos. O que é barato é a assistência técnica que mede, calcula, interpreta e muda, e rentabilidade é igual a conhecimento somado a qualidade no manejo”.

Conforme a organização do evento, considerando o que Dirceu Gassen representa na agricultura moderna, foi importantíssimo oferecer esse conhecimento sobre novas tecnologias, manejo e tudo que leva à alta produtividade e rendimento. Hoje é preciso ser o mais eficiente possível para permanecer na atividade e uma conferência desse porte, com certeza, agrega conhecimento sobre gestão do agronegócio, eficiência no controle de doenças, manejo e controle de população para garantir essa eficiência necessária, concluíram os professores.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil