NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  
 
Notícias - 07/09/2016
Mestrado em Ecologia promove workshop de Pesquisa em Gestão e Conservação Ambiental
2693 exibições


O Programa de Pós-Graduação em Ecologia da URI promoveu, nesta segunda e terça-feira, 05 e 06, o 1º Workshop de Pesquisa em Gestão e Conservação Ambiental. A atividade, que aconteceu no Anfiteatro, reuniu alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores da Universidade.

A Diretora Acadêmica, professora Elisabete Maria Zanin, destacou que o evento representa uma forma inovadora de integrar pesquisadores, orientadores, orientandos e gestores para conhecer o que é produzido no programa. “Que este evento seja um facilitador e estimule a discussão em nível de universidade da integração da pesquisa, pós-graduação e extensão. Precisamos construir respostas para nossos questionamentos de forma democrática e participativa, de modo a evitar a centralização, a personalização e o voluntarismo”, pontuou.

Da mesma forma, o professor Rodrigo Fornel, Coordenador do Mestrado, observou que “o encontro visa ser um marco na integração científica entre docentes e discentes no que se refere ao amadurecimento das propostas de projetos e as projetos em andamento dos discentes do curso e principalmente no que diz respeito ao fazer ciência em que a discussão de ideias e conceitos possa promover uma maior qualidade na pesquisa científica feita no Mestrado em Ecologia da URI”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Carlos Benhur Kasper (Unipampa – Câmpus de São Gabriel) que analisou os erros e acertos da caminhada científica desde o projeto até a publicação. O professor observou que, no Brasil, geralmente é a pós-graduação que realiza pesquisa. “Isso é um problema, pois tem duração de 2 a 6 anos, considerando mestrado e doutorado, se o pesquisador seguir a mesma linha, o que raramente acontece”.

Ele também enfatizou o que se espera dos alunos em diferentes níveis de pesquisa. “Na graduação, o aluno deve aprender os princípios do método científico e desenvolver suas habilidades para desenvolvimento de uma pesquisa simples. No mestrado, espera-se que ele avance no conhecimento de determinada área com amplo domínio no assunto. E, no doutorado, é importante que ele domine tudo sobre o tema e provoque uma modificação no entendimento ou um significativo aumento de conhecimento da área”, explicou.

Na sequência foram apresentados os projetos de pesquisa da turma 2016 e os resultados parciais das pesquisas feitas pela turma 2015 do Mestrado em Ecologia. O evento encerrou na tarde desta terça-feira, 06, com uma mesa-redonda com os professores Giovani Palma Bastos (Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI) e o Professor Luiz Ubiratan Hepp (PPG Ecologia da URI) que falaram sobre as ações e gestão na área de biodiversidade dentro do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade. Eles também destacaram a importância de os alunos serem proativos de modo a ampliar o crescimento do programa, aumentando e consolidando diferentes níveis de qualificação.



Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco
Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Webmail
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Entidade Filantrópica
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Interesse em Curso
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2018 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil