NORMAL  |  ALTO CONTRASTE  

PROPOSTA PEDAGÓGICA

MISSÃO
É missão da Escola:
- Assegurar um ensino de qualidade, formando cidadãos críticos, conscientes e participativos, capazes de interagir e intervir na realidade.
- Ser espaço de conhecimento, cultura, pesquisa e criatividade, onde o aperfeiçoamento constante favoreça o aprimoramento da formação pedagógica e técnico-científica, de forma a responder às necessidades emergentes da sociedade.

VALORES E ATITUDES
A escola dá ênfase especial aos valores e atitudes universais, destacando-se a fé, a esperança, a solidariedade, a competência, a liberdade com responsabilidade, a coerência, o respeito, a honestidade, a dignidade e a justiça.

CONCEPÇÃO DE:

Ser Humano
A pessoa humana, inserida num espaço histórico-temporal, é concebida como ser dotado de potencialidades, sujeito do próprio conhecimento e de sua história, consciente de si próprio, capaz de conviver com o outro e com a transcendência.

Sociedade

Concebe-se sociedade como um grupo de pessoas integrado de forma solidária, que se realizam partilhando bens humanos, materiais, ecológicos e espirituais.

Educação
A educação é concebida como processo de formação integral de habilidades e competências, vivência de valores e exercício da cidadania, tornando o educando apto a compreender, analisar e intervir na realidade, tendo em vista o bem-estar no plano pessoal e coletivo.

Escola
A escola é concebida como instituição social que:
- Possibilita o crescimento integral do ser humano nas relações intra e interpessoais;
- Propicia a construção do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno, enquanto sujeito de seu processo de aprendizagem;
- Possibilita ao aluno a aquisição de uma visão de mundo, capaz de dar-lhe condições de fazer uma leitura interpretativa dos fatos sociais;
- Busca desenvolver no aluno o interesse por pesquisa, criatividade, autonomia, desejo de aprender e coragem de participar da sociedade como sujeito crítico e consciente.

Professor

Concebe-se o Professor como alguém que:
- Propicia a construção do conhecimento, estimulando, apontando caminhos, propondo desafios e vivência de valores;
- Educa também pelo exemplo;
- Compromete-se com a comunidade escolar;
- Busca constantemente melhor qualificar-se;
- Atua de forma competente e ética em todas as circunstâncias;
- Coopera para o crescimento do grupo e da unidade institucional;
- Está integrado ao mundo de hoje;
- Busca inovar e inovar-se.

OBJETIVOS

Ao oferecer Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, bem como Educação Profissional, a Escola visa a proporcionar ao aluno situações que possibilitem:
- Compreender-se como sujeito autônomo, participativo, possuidor de direitos e deveres políticos, civis e sociais, que repudia injustiças, discriminações, respeita e se faz respeitar, exerce a cidadania e a democracia.
- Posicionar-se de maneira crítica e responsável nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
- Apropriar-se das inovações científico-tecnológicas, necessárias para a integração do sujeito na vida contemporânea e no mundo do trabalho, reconhecendo-se como indivíduo que vive, age, aprende, interage, desenvolve-se e adapta-se, assumindo, com responsabilidade, a sua saúde e o bem-estar dos demais.
- Desenvolver o autoconhecimento, a criatividade, a autoestima, a autoimagem, a sensibilidade e a afetividade, para agir com persistência na busca do conhecimento.
- Promover a participação sistemática dos pais, integrando-os ao processo educativo.
- Promover o desenvolvimento integral do ser humano na busca de sua felicidade, preparando-o para ser agente de transformação na sociedade em que não só vive, como também convive.
- Garantir a formação de empreendedores instrumentalizados para a vida e para a solução de problemas, tanto nos aspectos pessoais quanto profissionais.

METODOLOGIA

A metodologia adotada:
- Está em consonância com a Visão, Missão e Objetivos.
- Prestigia a construção do conhecimento numa análise dialética da realidade, da vida e do processo de ensino-aprendizagem.
- Fundamenta-se nos princípios éticos, políticos e estéticos.
- Tem como centro do processo educativo a pessoa humana; o aluno como sujeito do processo de ensino-aprendizagem; professor como animador e mediador do processo de apropriação do conhecimento.
- Respeita a individualidade e os estágios de desenvolvimento de cada educando.
- Considera a afetividade como elemento fundamental nas relações interpessoais.
- Organiza os conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada, tendo em vista o estabelecimento de competências comuns.
- Desenvolve a criatividade.
- Realiza-se por meio do e para o diálogo.

AVALIAÇÃO
O Projeto Pedagógico é acompanhado durante a operacionalização pela Equipe Diretiva e Pedagógica, bem como responsáveis pelos Serviços e Instituições da Escola, a fim de tomar medidas de correção no curso das ações, se necessário.

Ao final do ano letivo é realizada a avaliação com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar: professores, alunos, funcionários e pais, utilizando-se técnicas e instrumentos diversificados.

Os resultados do processo avaliativo servem de base para reformulações que se fazem necessárias, tendo em vista a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.






SEM REGISTROS PARA A SEMANA
Principal
Graduação
Extensão
MuRAU
Vestibular
Eventos
Serviços
Biblioteca
CEAPPI Superior
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE
Centro de Atendimento Acadêmico
Diplomados
Edifapes
Fale Conosco / Ouvidoria
Formaturas
Núcleo de Formação de Docentes
RM Portal
URI Eventos e Certificados
URI Carreiras
Institucional
Reitoria
Acessibilidade
Sustentabilidade
Notícias do Câmpus
Prestação de Serviços
Cultura e Esporte
Expressão Universitária
Trabalhe Conosco
Avaliação Institucional
Agenda Corporativa
Estrutura
Administrativa
Física
Câmpus I
Câmpus II
URICEPP
Escola
Mensagem da Direção
Proposta Pedagógica
Setores de Atendimento
Downloads e Informativos
Notícias da Escola
FALE COM A ESCOLA
Pós-Graduação
Principal
Especializações
Mestrado e Doutorado
Inscrições Abertas
Pesquisa de Interesse
Perguntas Frequentes
Alguns Diferenciais
Cadastro de Interesse
Pesquisa
Pesquisa
Editais e Informações
Grupos de Pesquisa
Trajetória
Comitê Ética em Pesquisa
Projetos em Desenvolvimento
Bolsas e Financiamentos
Bolsas e Financiamentos
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil