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Vestibular de Inverno


PROPOSTA PEDAGÓGICA

FILOSOFIA DA ESCOLA
A proposta educativa da Escola de Educação Básica da URI Erechim tem por filosofia orientadora a formação integral, humana e social, centrada em valores, que supera a estreita qualificação técnico-científica, promovendo os direitos humanos e a diversidade cultural, a sustentabilidade integrada, a ação solidária e a cooperação. A filosofia da Escola interliga-se à missão da Universidade, no aspecto em que orienta para uma visão de educação a longo prazo, numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e de preparação das pessoas para contribuir ao desenvolvimento socioambiental, econômico e tecnológico.

FINALIDADES DA ESCOLA
A Escola de Educação Básica da URI Erechim é um estabelecimento dedicado à oferta de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, tendo como finalidade uma educação de qualidade, a busca pela ética, inovação, ação solidária, integração com a comunidade, reafirmação dos valores universais e construção da cidadania.

A educação, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do aluno, o seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho.

O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

a) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

c) Pluralismo de ideias;

d) Respeito à liberdade e à diversidade;

e) Valorização do profissional da educação escolar;

f) Gestão democrática, na forma da legislação dos sistemas de ensino;

g) Valorização das vivências extraescolares;

h) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

OBJETIVOS DA ESCOLA
Ao oferecer a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como a Educação Profissional, a Escola visa proporcionar ao aluno situações que possibilitem:

• Compreender-se como sujeito autônomo, participativo, possuidor de direitos e deveres políticos, civis e sociais, que respeita e faz-se respeitar, exerce a cidadania e a democracia;

• Posicionar-se de maneira crítica e responsável nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, utilizando o diálogo como forma de medir conflitos e de tomar decisões coletivas;

• Apropriar-se das inovações científico-tecnológicas, necessárias para a integração do sujeito na vida contemporânea e no mundo do trabalho, reconhecendo-se como indivíduo que vive, age, aprende, interage, desenvolve-se e adapta-se, assumindo com responsabilidade a sua saúde e o bem-estar dos demais;

• Desenvolver o autoconhecimento, a criatividade, a autoestima, a autoimagem, a sensibilidade e a afetividade, para agir com persistência na busca do conhecimento;

• Promover a participação sistemática dos pais, integrando-os ao processo educativo;

• Promover o desenvolvimento integral do ser humano, preparando-o para ser agente de transformação na sociedade em que não só vive, como também convive.

• Garantir a formação para a vida e para a solução de problemas, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

DAS CONCEPÇÕES

De Ser Humano
O ser humano, inserido num espaço histórico-temporal, é concebido como SER dotado de potencialidades, sujeito do próprio conhecimento e de sua história, consciente de si próprio, capaz de conviver com o outro e com a transcendência.

De Sociedade
Concebe-se Sociedade como um grupo de pessoas que interagem de forma solidária e se realizam partilhando bens humanos, materiais e espirituais.

De Educação
A Educação é concebida como processo de formação integral e permanente do Ser Humano, através da construção do conhecimento, desenvolvimento de habilidades e competências, vivência de valores e exercício da cidadania, levando-o a compreender, analisar e intervir na realidade, tendo em vista o bem-estar no plano pessoal e coletivo.

De Escola
A escola é conhecida como instituição social que:

• Possibilita o crescimento integral do ser humano nas relações intra e interpessoais;

• Propicia a construção do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno, enquanto sujeito de seu processo de aprendizagem;

• Possibilita ao aluno a aquisição de uma visão de mundo, capaz de dar-lhe condições de fazer uma leitura interpretativa dos fatos sociais;

• Busca desenvolver no aluno o interesse pela pesquisa, a criatividade, a autonomia, o desejo de aprender e a coragem de participar da sociedade como um sujeito crítico e consciente.

De Inclusão
Inclusão no contexto escolar constitui o processo de uniformização do acesso à educação, visando atender as diferenças humanas. O ensino deve ajustar-se às necessidades de cada aluno, valorizando a contribuição de todos os envolvidos no processo de aprendizagem. A Escola entende que a educação passa a ser eficaz para todos, por meio da cooperação e da convivência, de modo que sejam contempladas no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e na atitude dos educadores.

De Acessibilidade
Acessibilidade é tornar os espaços e recursos utilizáveis por todos, independente de suas limitações ou necessidades, melhorando a qualidade de vida e facilitando a aprendizagem. Acredita-se que as pessoas com deficiência são sujeitos ativos, portanto as vivências e visão de mundo de toda a comunidade escolar devem assumir um papel primordial para a estruturação dos ambientes, buscando a progressiva autonomia.

De Avaliação Escolar
O processo avaliativo, constituído por diversos procedimentos didático-pedagógicos, tem como meta primordial o desenvolvimento do aluno, contribuindo para o avanço da aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem caracteriza-se como um processo contínuo e cumulativo com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências e a formação integral do aluno. Tal processo está inserido em uma proposta de educação voltada à transformação das mentalidades, visando formar cidadãos com uma maior solidariedade intelectual, capazes de perceberem-se como parte de uma sociedade multicultural e comprometerem-se com o exercício da cidadania.

 


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