Notícias da URI Erechim

Engenharia Química realiza nova visita técnica

11/11/2021 - 61 exibições

   



Considerando que as atividades relacionadas às visitas técnicas são fundamentais para a qualificação dos acadêmicos, pois permitem visualizar, em escala industrial, processos trabalhados de forma conceitual ou em microescala nas disciplinas, o Curso de Engenharia Química da URI promoveu uma atividade com esse fim na Empresa Comil Ônibus, localizada no Distrito Industrial de Erechim.

A indústria é uma das principais montadoras de ônibus do Brasil e possui uma completa linha de veículos que inclui ônibus rodoviários, urbanos, micros e especiais, produzidos através de criteriosos estudos de mercado. Atende o mercado nacional e internacional, tendo exportado ônibus para mais de 30 países.

Conta com um moderno parque fabril, com aproximadamente 45.000 m2, que encontra-se em constante evolução, buscando sempre a otimização do processo produtivo (mão de obra e/ou matéria prima), mantendo como referência a qualidade de seu produto final.

A visita técnica fez parte da programação da disciplina de Materiais Plásticos e Cerâmicos, onde os acadêmicos trabalharam conceitualmente o processo produtivo dos polímeros. Durante a visita, os acadêmicos visualizaram todo o processo produtivo relacionado à elaboração de peças e montagem da carroceria de um ônibus.

Além disso, acompanharam o processo de produção dos bancos com PU expandido, de peças internas de polímero ABS e das peças externas em fibras de vidro. Também visualizaram o processo de tratamento galvânico, pintura e tratamento de efluentes, todos tópicos relacionados à área química.

A vista contemplou plenamente os objetivos a que se dispunha, permitindo aos acadêmicos um momento de aprendizagem, não só sobre o beneficiamento de materiais poliméricos, mas também o processo de tratamento superficial e acabamento (pintura).

Ver mais notícias