Notícias da URI Erechim

Curso de Enfermagem participa de atividade sobre atualização de vacinas

10/11/2021 - 98 exibições

   



Professores e acadêmicos do décimo semestre do Curso de Enfermagem da URI, que estão em estágio supervisionado II B, realizaram uma parceria com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para atualização sobre vacinas. Participaram da atualização, realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, acadêmicos de enfermagem e os profissionais de enfermagem da Atenção Básica de Erechim que atuam em sala de vacina.

As atividades iniciaram com uma explanação dos acadêmicos de Enfermagem, docentes da URI e a Enfermeira Ana Paula Zaions sobre o perfil epidemiológico da cobertura vacinal no país, no Rio Grande do Sul e, especificamente, em Erechim, além dos tipos de vacinas, esquema vacinal, particularidades de cada vacina e normas de atualização, eventos adversos e notificações e rede de frios. Além disso, foram discutidas questões, casos clínicos e casos do campo prático dos profissionais.

Conforme os Professores Eliana Buss, Irany Denti, Marciane Kessler e a Enfermeira Ana Zaions, a atualização em sala de vacinas é necessária e muito importante para manter o conhecimento técnico dos profissionais que trabalham nesses locais. As vacinas passam por modificações constantes e, portanto, é necessário que os profissionais de enfermagem mantenham-se informados sobre as mudanças e normativas.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) brasileiro é referência mundial, sendo que o Brasil foi pioneiro na incorporação de diversas vacinas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) e é um dos poucos países no mundo que ofertam de maneira universal um rol extenso e abrangente de imunobiológicos, conforme o Ministério da Saúde.

Destacam ainda que essa atividade é fruto da parceria entre o ensino e o serviço, o que fortalece o SUS e a atenção básica, qualifica o trabalho dos profissionais da saúde, o atendimento à população e a cobertura vacinal.

Ver mais notícias