Notícias da URI Erechim

Atividades práticas aproximam alunos de Agronomia da realidade profissional

05/10/2021 - 303 exibições

   



O Curso de Agronomia da URI tem possibilitado novas dinâmicas no processo ensino aprendizagem dos acadêmicos que ingressaram em 2020 e 2021, devido a alteração do Projeto Político Pedagógico (PPC). Esse novo formato tem contribuído de forma expressiva para um maior engajamento e aprendizado dos acadêmicos nas atividades práticas ligadas às diferentes áreas do campo profissional.

O novo formato do Curso possibilita com que os acadêmicos iniciem suas vivências práticas a partir do primeiro semestre, através das atividades da disciplina Projeto Integrador (I a VII). Com isso, os alunos desenvolvem um projeto em cada semestre sob a orientação dos professores responsáveis pela área. Além disso, o projeto é conduzido em parceria com uma empresa ligada ao campo das Ciências Agrárias visando a inserção dos estudantes ao ambiente de formação profissional, integrando atividades teóricas e práticas vinculadas aos projetos baseados em problemas diagnosticados no contexto da Agronomia.

Após a elaboração do projeto escrito, os acadêmicos se transformam em protagonistas na sua implementação, sempre sob a orientação dos professores. Em todo o processo os acadêmicos são desafiados a pesquisar, trabalhar em equipe, desenvolver liderança e comunicar-se de forma eficiente pois precisam interagir com os Engenheiros Agrônomos das empresas para a condução dos trabalhos.

A socialização dos resultados obtidos pelos acadêmicos da turma de Agronomia 2020 durante o Projeto Integrador III aconteceu no último dia 24 de setembro, de forma virtual. Os trabalhos apresentados foram: Cultivo de couve-flor em solo submetido a diferentes tecnologias para a correção da acidez; Produção de mudas de hortaliças visando a implantação de horta comunitária; Cultivo de brócolis em solo com aplicação de pó de basalto; Cultivo de mudas de alface lisa em diferentes tipos de substratos; Estabelecimento inicial de trigo inoculado com bactérias solubilizadoras de fósforo em pH ácido; e Produção de alface “baby leaf” em dois sistemas de cultivo.

A iniciativa contou com a participação dos acadêmicos das turmas 2020 e 2021 e os Professores Antonio Sergio do Amaral, Paulo Sergio Gomes da Rocha, Amito José Teixeira e Jardes Bragagnolo. O programa desenvolvido contou com a parceria das seguintes organizações: Biotrigo, Itabioagro, Simbiose, Sementres Feltrin, Fertimacro, Associação dos Moradores do Bairro Demoliner e entidade beneficente Cantinho Sublime.

Segundo os professores, os resultados dos trabalhos foram excelentes comprovando a eficácia dos métodos e produtos referendados pelos profissionais das empresas. Tais projetos colocam os alunos como participantes ativos da construção do conhecimento facilitando a fixação de conhecimentos teóricos, sendo também uma importante experiência dentro da formação, aproximando-os do mercado de trabalho.

Ver mais notícias