Notícias da URI Erechim

Nutrição realiza atividades de Educação Alimentar e Nutricional em escola de Erechim

16/09/2021 - 119 exibições

   



O incentivo ao consumo de alimentos saudáveis deve ser feito desde os primeiros anos de vida, inclusive no ambiente escolar. Por essa razão, acadêmicas do Curso de Nutrição da URI promoveram algumas atividades sobre Educação Alimentar e Nutricional com os alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Vicente de Paula, em Erechim.

A ação foi desenvolvida no dia 03 de setembro pelas acadêmicas Bianca de Oliveira Galho, Caroline Favero, Debora Galina e Estefani Radeski, supervisionadas pelas professoras Jaqueline Sturmer e Roseana Baggio Spinelli. Os encontros aconteceram no período da manhã e à tarde e foram desenvolvidas por meio de palestra sobre os 10 passos da alimentação saudável e de uma discussão sobre o tema a partir da visão dos alunos sobre o que é e quais os alimentos compõem uma alimentação saudável e adequada.

Para os alunos do primeiro e segundo anos, a conversa iniciou a partir da demonstração de rótulos de alimentos, para verificar quais eram os alimentos mais consumidos e preferidos pelos alunos. Também foi entregue uma receita de bolo de banana com farinha integral e figuras de alimentos para pintura.

Além de levar informações relevantes sobre alimentação e nutrição, a atividade teve como objetivo incentivar o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, hortaliças, leguminosas e cereais, em detrimento ao consumo de alimentos industrializados, como bebidas adoçadas, macarrão instantâneo e guloseimas em geral, consumidos com alta frequência pelos alunos, conforme observado. Com atividades desta natureza, espera-se promover uma alimentação adequada e saudável, pautada na sustentabilidade e na cultura alimentar local, salientam as alunas e professoras.

Ver mais notícias