Notícias da URI Erechim

Curso de Psicologia se engaja na campanha Setembro Amarelo

15/09/2021 - 494 exibições

   




Acadêmicos do Curso de Psicologia da URI (turma 2021), se engajam na campanha nacional “Setembro Amarelo”, que visa a prevenção ao suicídio. Por isso, encontraram uma maneira, embora simples, de chamar a atenção da comunidade acadêmica e escolar, colocando balões amarelos e pequenos cartazes com mensagens alusivas à campanha.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Neste período, em muitos locais do país, pontos turísticos e monumentos históricos ganham iluminação amarela para chamar mais ainda a atenção das pessoas para que haja uma maior conscientização sobre este importante tema da saúde pública nacional.

Ver mais notícias