Notícias da URI Erechim

Educação Física ministra atividade de atletismo a escoteiros

09/09/2021 - 292 exibições

   



O Curso de Educação Física da URI Erechim, realizou, na sexta-feira, 04, uma atividade com os integrantes do grupo de Escoteiros Tupinambás, ramo sênior, relacionada aos Jogos Olímpicos, promovendo algumas provas da modalidade de atletismo, uma forma organizada mais antiga de competição.

A atividade foi conduzida pela professora Auria de Oliveira Carneiro Coldebella, juntamente com os acadêmicos Larissa Tressi e Jonatan Racoski que puderam vivenciar os conhecimentos sobre a arbitragem das provas de 100 metros rasos, 200 metros rasos, revezamento 4X100 metros, arremesso de peso, lançamento de dardo e salto triplo, provas que compõem o programa do atletismo.

A iniciativa contou com a presença também dos chefes do Grupo de Escoteiros Paulo Roberto Hubner, Igor Ricardo Meneguzzo, Ricardo Favarin, Antônio Mallmann e Ellyen Tobaldini.

O movimento escoteiro teve sua fundação em 1907, na Inglaterra, pelo militar britânico Robert Baden-Powell. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa (ou compromisso) e na Lei escoteira (ou Lei do Escoteiro), e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos e durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. No século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), e o primeiro encontro nacional em Londres (1866). O atletismo, posteriormente, adquiriu um grande desenvolvimento na Europa e América.

Ver mais notícias