Notícias da URI Erechim

Ipês proporcionam show de cores pelo câmpus

30/08/2021 - 558 exibições

   



O florescimento dos ipês, além de mudar a paisagem urbana, fazem a alegria de fotógrafos, sejam eles profissionais ou amadores. E não está sendo diferente neste ano, inclusive dentro da URI. As árvores floridas estão presentes em diversos pontos da Universidade.

Os ipês têm tonalidades e cores diferentes de acordo com a espécie. Têm diferentes cores, roxo (variações do rosa), rosa, branco e o mais comum, o amarelo. Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões: junho e julho: ipê-roxo; julho e agosto: ipê-amarelo; fim de agosto: ipê-rosa; e setembro: ipê-branco e ipê amarelo.

Segundo a Bióloga e Professora Elisabete Maria Zanin, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, “nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução. Por florirem em épocas diferentes, é muito difícil que haja polinização cruzada (mescla) sem a interferência do homem”.

Além da beleza pelo porte e colorido da floração, é possível observar muitos animais se alimentando da espécie, durante a florada, dando musculatura aos polinizadores, reforçou a professora. “Além disso, são excelentes climatizadores, pois retiram do solo milhares de litros de água e transpiram (em forma de vapor) para o ambiente”, concluiu.

Ver mais notícias