Notícias da URI Erechim

Turismo regional ganha Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho

14/07/2021 - 223 exibições

   



A região Alto Uruguai dá um passo importante para o fortalecimento da área turística. Com a presença do Secretário Estadual do Turismo, Ronaldo Santini, e um número expressivo de representantes do poderes públicos municipais, do Fórum Termas e Lagos, de representantes de cooperativas, entidades do “Grupo S”, entidades representativas dos setores da economia regional, os empreendedores de turismo da região criaram a Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho LTDA. O ato teve lugar no Auditório da URI, na tarde de terça-feira, 13.

A importância da iniciativa foi destacada na abertura do encontro pelo Presidente do CREDENOR e Diretor Administrativo da URI Erechim, Paulo José Sponchiado; pela Coordenadora do Fórum Termas e Lagos, Andreza Socol; pelo representante do Consórcio Intermunicipal da Região Alto Uruguai (CIRAU), Prefeito Marcelo Arruda, de Barra do Rio Azul; pelo Vice-Prefeito de Erechim, Flávio Tirelo; e pelo Vice-Presidente da AMAU, Prefeito Genuir Marcos Florek, de Centenário.

A importância da estruturação da operadora regional de turismo também mereceu atenção em uma fala online do Consultor do Escritório Regional de Turismo, professor Luis Gustavo Patrucco.

O Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, ao apresentar as políticas públicas para o setor, frisou que o conceito de turismo tomou um outro patamar a partir da pandemia. “Esta é uma importante atividade econômica que não causa prejuízo algum às demais áreas. São, no mínimo, 70 cadeias produtivas em ação, portanto, é um produto e não apenas uma paixão”, disse o Secretário.

Anunciou, também, que o estado está aberto para auxiliar o interior na divulgação e na venda de roteiros turísticos, a partir de ações a serem desenvolvidas na capital, inclusive as da região Alto Uruguai, garantiu Santini.

A primeira diretoria da Cooperativa tem os seguintes componentes: Valmor Bandiera (Presidente); Ivanir Morillos (Vice-Presidente); e Geremias Moreira (Secretário). O Conselho de Administração tem a presença de Alice Valduga, Fernando Cassol, Andrigo Mileski e Mariane Zanella. O Conselho Fiscal ficou com Aquiles Cesar, Wilson Loch e Rogério Soliman como titulares e Jeison Kersterke, Carolina Sostizo e Diego Dassi como suplentes.

Ver mais notícias