Notícias da URI Erechim

Medicina Veterinária promove curso de extensão sobre citologia

10/11/2020 - 349 exibições

   



A expansão da citologia na Medicina Veterinária, como ferramenta diagnóstica, está em constante crescimento. Ela se constitui num recurso simples, rápido, seguro, eficaz, de baixo custo e pouco invasivo, que não proporciona riscos à vida do paciente e, na maioria dos casos, não requer anestesia ou equipamentos sofisticados.
Através do exame citopatológico, é possível diferenciar processos inflamatórios, infecciosos, hiperplasias e neoplasias. O sucesso do exame citológico irá depender da obtenção da amostra, preparo e coloração das lâminas e avaliação do citopatologista e qualquer dificuldade imposta a um destes passos poderá afetar o resultado obtido.
De acordo com o Professor Guilherme Dornelles, que ministrou o Curso de Extensão promovido pelo Curso de Medicina Veterinária da URI, o objetivo foi treinar alunos sobre os diferentes métodos de colheita de material para avaliação citopatológica, confecção de lâminas e o envio correto de material para o laboratório, bem como orientar os participantes sobre as vantagens e limitações dessa técnica.
O curso, com duração de 4 horas, foi ministrado no dia 07/11/2020 pelos professores Guilherme Lopes Dornelles e Luciana de Araujo Borba, docentes do curso de Medicina Veterinária, e teve participação de alunos da graduação de Medicina Veterinária e pós-graduação em Emergências Clínicas e Cirúrgicas de pequenos animais, também ofertado pelo curso de Medicina Veterinária da URI Erechim.

Ver mais notícias