Notícias da URI Erechim

Acadêmicos de Enfermagem realizam educação permanente com profissionais do CAPS

22/09/2022 - 60 exibições

   



Acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI (Turma 2021) desenvolveram uma atividade de educação permanente sobre administração segura de medicamentos para os profissionais de enfermagem do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) e AD (CAPS AD), de Erechim. A iniciativa, desenvolvida no Laboratório de Práticas do URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais) foi realizada nas aulas teórico-práticas da disciplina de Saúde Mental II, sob supervisão das professoras Marciane Kessler e Ana Paula Resende Esmelindro Zaions, a partir de uma demanda que surgiu dos próprios profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

A importância da temática se deu devido ao perfil de atendimento nos CAPS que possuem poucas demandas referentes a técnicas básicas de enfermagem como, por exemplo, o acesso venoso periférico, instalação de fluidoterapia, administração de medicação intravenosa, intramuscular e subcutânea. Numa primeira etapa, foi realizada uma revisão de conhecimentos teóricos e, em seguida, praticaram as técnicas com os materiais disponibilizados.

A Coordenadora do Curso de Enfermagem, Ângela Brustolin, ressaltou a importância de revisão periódica da teoria e prática das técnicas de enfermagem para qualificar todas as etapas da prestação de cuidados realizados nos serviços de saúde. “As parcerias entre o Curso de Graduação em Enfermagem e a Secretaria Municipal de Saúde de Erechim têm possibilitado qualificar a formação dos acadêmicos e a prestação de cuidados pelos profissionais de saúde, por meio da educação permanente”, afirmou.

Ver mais notícias