Notícias | Escola

As atividades farroupilhas na Escola Básica

21/09/2022 - 161 exibições

   



A Escola de Educação Básica da URI realizou uma série de ações dentro das comemorações da Semana Farroupilha e que foram desenvolvidas entre os dias 12 a 19. Foram momentos que serviram para um resgate das raízes e das tradições gauchescas.

Umas das atividades foi uma explanação sobre a cultura gaúcha com apresentação de dança e música, iniciativa essa desenvolvida pelas prendas Ana Laura dos Anjos de Oliveira (aluna da Escola - 1ª Prenda JUvenil); Rafael Ferreira, 1º piá; João Luiz Alabora, 1º Guri do CTG Sentinela da Querência; Luiz Mosele, 1º Guri da 19ª Região Tradicionalista; e Ana Júlia Mosele, 1ª prenda mirim da 19ª Região Tradicionalista.

No Ensino Médio, aconteceu a 1ª SECART FARROUPILHA, a qual contou com a apresentação/adaptação de alguns dos Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto; oratória sobre personalidades importantes para a história do RS, como Anita Garibaldi, Sepé Tiaraju, Paixão Côrtes e Bento Gonçalves; Oficina do Chimarrão, com a parceria da Erva Mate Cristalina; declamação de poesias; além de atividades campeiras como: prepara botão, moldar cuia com argila, vaca parada, truco campeiro, assim como um encontro gauchesco promovido no pátio interno da Instituição.

Veja mais Notícias | Escola

Ver todas