Notícias da URI Erechim

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam mais uma visita técnica

14/09/2022 - 157 exibições

   



O Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI (turma 2020), realizou uma visita técnica ao Hotel Ibis, de Erechim, atividade essa que faz parte da disciplina de Projeto de Arquitetura. O objetivo foi o de vivenciar os espaços do Hotel, desde os destinados aos hóspedes até os que abrigam funcionalidades mais técnicas e logísticas com acesso apenas de funcionários autorizados. A visita foi concedida pelo Gerente Douglas Moraes e guiada pela supervisora de recepção Jéssica Leal Machado.

As docentes da disciplina, Natalia Nakadomari Bula, Roberta Grendene e Vanessa Tibola da Rocha, ressaltaram a importância de compreender como são realizadas as atividades cotidianas de um hotel para que os acadêmicos possam propor espaços mais adequados, seguros e confortáveis para todos, sem, ao mesmo tempo, perder de vista as questões de limpeza, durabilidade e manutenção, que envolvem investimentos no local.

Os acadêmicos, agora, têm outro desafio agregado à disciplina, que é o fato de que suas propostas devem ser pensadas como uma intervenção em uma edificação de valor histórico-cultural, devendo considerar as preexistências, entorno, acessos, vias e legislação, como, por exemplo, o Plano Diretor Municipal, a Norma de Acessibilidade (NBR9050/2021) e resoluções e decretos estaduais do Corpo de Bombeiros Militar referente à prevenção e proteção contra incêndios.

Segundo as professoras, tendo em vista a complexidade do projeto, foi também de grande valia para os estudantes a visita às áreas técnicas de reservatórios, casa de bombas, casa de gás, shafts de manutenção, depósitos, dentre tantos espaços que usualmente são separados dos fluxos do usuário comum como um hóspede.

Ver mais notícias