Notícias da URI Erechim

Jornada de Nutrição discute a obesidade infantil e alimentação saudável

31/08/2022 - 196 exibições

   



O segundo dia da XV Jornada de Nutrição da URI reservou espaço nesta terça-feira, 30, para analisar a obesidade infantil e a alimentação saudável, através de minicursos.

O primeiro minicurso, realizado de forma virtual, tratou da “Obesidade Infantil” e foi ministrado pelas nutricionistas Bianca Penteado Favero e Jéssica Blatt Lopes, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Elas falaram sobre prevenção e tratamento da obesidade infantil, desde o nascimento até adolescência, pois o excesso de peso é um fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis (Diabete tipo 2, Hipertensão arterial entre outras). Segundo estudo, disseram, uma em cada 10 crianças brasileiras de até 5 anos está com o peso acima do ideal, sendo 7% com sobrepeso e 3% já com obesidade. Por isso, frisaram as nutricionistas, é relevante a preparação dos profissionais nutricionistas para atuarem nesta área em conjunto com equipes multidisciplinares.

Já o minicurso “Empreender com Alimentação Saudável” foi ministrado de forma presencial pela Doutora em Engenharia de Alimentos, diplomada pela URI Erechim, Jonaina Pili, que buscou orientar os participantes além de receitas práticas e saudáveis, mas como se posicionar no mercado, através da gestão e desenvolvimento de produtos. A iniciativa foi desenvolvida no Laboratório de Técnica Dietética, no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP).

A Jornada de Nutrição encerra nesta quarta-feira, 31, com a realização do XIII Encontro de Pesquisa Científica, quando serão apresentadas as pesquisas realizadas pelos acadêmicos e demais participantes do evento.

Ver mais notícias