Notícias da URI Erechim

Começam atividades do Projeto Yoga na Universidade

18/05/2022 - 125 exibições

   



Com o objetivo de promover uma saúde integrativa, está em andamento o Projeto Yoga na Universidade, que teve início no último dia 6 de maio. As aulas são ministradas na sala de dança do prédio 14 pela professora Fabrine Baldissera. Ela explica que o Yoga não é apenas um exercício físico, como muitos imaginam. “Yoga é o processo de fazer as pazes com você mesmo, é um grande corpo de conhecimento que dispõe de diversas técnicas que incluem os ásanas (que são os exercícios físicos), pranayamas (os exercícios respiratórios), meditação, entre outras. Todas as técnicas têm como objetivo promover objetividade, força, equilíbrio, leveza, acolhimento, saúde integrativa, uma vida mais plena ao praticante”, afirmou.

Dentro desse conhecimento, acrescentou a professora, “compreendemos que o sofrimento não está de fato nas situações que passamos, mas sim na forma como lidamos e que nos vemos diante de tudo isso. Vimos pessoas passando pela mesma situação e algumas crescem, se fortalecem e outras passam muito tempo presas e sofrendo, o que mostra que o sofrimento não está intrínseco à situação. Dessa forma, o yoga, através de toda filosofia e as técnicas, ajuda a mente a ter objetividade para lidar com as situações da melhor forma possível, por isso, costumamos dizer que yoga é habilidade e eficiência nas ações”.

O projeto, que foi acolhido pela URI, através do curso de Educação Física, tem o apoio do Consulado Geral da Índia e do Centro Cultural Swami Vivekananda. Esse projeto tem como foco o equilíbrio emocional, que é tratado durante durante toda a programação a ser desenvolvida.

Ver mais notícias