Estrutura

Sala de Lutas

 

Sala multiuso, onde são desenvolvidas atividades das aulas práticas de diversas disciplinas (Metodologias e Oficinas). Esta sala tem duas possibilidades de utilização em relação ao piso: com piso tradicional ou com a utilização do piso de EVA, que é encaixável e removível. A sala ainda conta com alguns materiais didáticos como: colchões, colchonetes, plintos, cilindros de espumas, bancos suecos, bolas de borracha, cones, cordas, bastões de madeira, entre outros. A utilização da sala se dá nos horários em que ocorrem as disciplinas, sendo que só é utilizada na presença do professor responsável. Atividades diversas e extracurriculares podem ser agendadas com os monitores do prédio, contanto que não interfiram nas atividades curriculares.

 


Vila Olímpica

 

Ambiente multiuso, onde são desenvolvidas atividades das aulas práticas de diversas disciplinas (Metodologias e Oficinas). Este espaço conta com alguns materiais didáticos como: colchões, colchonetes, plintos, bancos suecos, bolas de borracha, cones, cordas, bastões de madeira, além do equipamento de atletismo, entre outros. 

 


Sala de Ginástica/Sala de Dança

 

Está localizado na sala 14.111, no Prédio 14 da Instituição. O ambiente conta com iluminação e ventilação natural. É utilizada para o desenvolvimento de atividades práticas nas disciplinas do curso de Educação Física: Metodologia do Ensino da Ginástica Escolar, Oficina de Experiência Docente I (Ginástica Escolar), Metodologia do Ensino da Ginástica Esportiva, Oficina de Experiência Docente II (Ginástica Esportiva), Metodologia do Ensino da Dança Escolar e Oficina de Experiência Docente III (Dança Escolar).  Este espaço também é utilizado pelos alunos da Escola de Educação Básica da URI Erechim, com o desenvolvimento de aulas de dança, ballet, e outras atividades relacionadas a dança.

 


 


Sala de Lutas/Psicomotricidade

 

Está localizada na sala 14.113, no Prédio 14 da Instituição. O ambiente conta com iluminação e ventilação natural. É utilizada pelos acadêmicos do Curso de Educação Física para o desenvolvimento da parte prática das disciplinas que compõem o currículo do Curso, bem como pelos alunos da Escola de Educação Básica da URI Erechim, com o desenvolvimento de aulas de Judô.

 


Sala de Musculação

 

Está localizada na sala 14.116, no Prédio 14 da Instituição. O ambiente conta com iluminação e ventilação natural. Além de servir às disciplinas da graduação do Curso de Educação Física, será espaço de projetos de pesquisa e extensão, onde também serão desenvolvidas atividades de prescrição de vários tipos de treinamentos para os funcionários da URI - Erechim, bem como, para a comunidade em geral.

 


Laboratório de Avaliação Cineantropomérica/Medidas e Avaliação Postural

 

Está localizado na sala 14.115-3, no Prédio 14 da Instituição. Neste espaço são realizadas a antropometria e a avaliação da composição corporal. As técnicas utilizadas são: massa corporal (balança), verificação de estatura (estadiômetro), envergadura, diâmetros e perímetros ósseos (paquímetros e trenas metálicas flexíveis), medidas de dobras cutâneas (adipômetros), avaliação postural (simetrógrafo) e todos os requisitos necessários para cálculo de percentual de gordura por diversos métodos e protocolos. São feitos também, os testes de flexibilidade usando o Flexímetro, o Banco de Wells e o espaço físico adequado para a realização do Flexiteste.

 


Laboratório de Comportamento Humano e Práticas Pedagógicas

 

Está localizado na sala 14.115-4, no Prédio 14 da Instituição. Este espaço é utilizado pelos acadêmicos e professores do Curso de Educação Física para organização, planejamento, execução e discussão de práticas pedagógicas através da reflexão resultante da realidade observada e da teoria estudada, proporcionando ao aluno o confronto entre os conhecimentos teóricos e as experiências práticas que são de fundamental importância na formação acadêmica. Este espaço destina-se ainda como ponto de encontro entre professores e alunos para orientação, oficinas e seminários de discussões sobre as práticas pedagógicas, práticas de ensino e estágios.

 


Laboratório de Fisiologia do Exercício e Biomecânica

 

Está localizado na sala 14.115-2, no Prédio 14 da Instituição. Tem a finalidade de proporcionar aos alunos do Curso de Educação Física o aprendizado sobre as mensurações da freqüência cardíaca (FC), através de freqüencímetros, pressão arterial (PA), através de esfigmomanômetro e estetoscópio, bem como, sobre testes de glicemia, através de um glicosímetro e testes de análise da concentração de lactato sangüíneo, através de um lactímetro. São realizados, portanto, neste laboratório, testes de glicemia e lactato sangüíneo, mensuração da FC e da PA em repouso e exercício, como também, são realizados testes de consumo máximo de oxigênio (VO2máx), em Banco e Esteira Rolante (protocolo de Bruce) e testes de força, potência e resistência muscular com o uso de cronômetros e colchonetes.
O Laboratório tem o intuito de prestar serviços à comunidade em geral, disponibilizando todos os seus recursos principalmente na avaliação prévia de sedentários interessados em iniciar programa de exercícios físicos para a manutenção da saúde e da qualidade de vida; para acompanhamento e ajuste na prescrição de programas de treinamento em indivíduos ativos; e no controle do tratamento e/ou reabilitação dos indivíduos.

 


 


Notícias

Mais Notícias