A professora Márcia Bairros de Castro, do Curso de Fisioterapia da URI, participou, de 11 e 14 de setembro, do Congresso Internacional de Auriculoterapia Neurofisiológica e Laserterapia, em São Paulo. A professora, que tem formação nos dois métodos de tratamento, apresentou um caso clínico em que utilizou a Fotobiomodulação Transcraniana.
Os novos modelos de tratamento têm sido amplamente estudados e comprovados cientificamente nos meios acadêmicos brasileiros e internacionais. São técnicas terapêuticas que utilizam equipamentos de LED e LASER com indicações para casos de doenças neurológicas, dor crônica, doenças autoimunes, distúrbios do sono, burnout, stress oxidativo, dentre outras.
A professora destaca a importância da evolução científica nos cuidados integrativos, visto que a auriculoterapia já era uma técnica recomendada pela Organização Mundial da Saúde e a Fotobiomodulação (também chamada de Laserterapia), vem complementando a eficácia terapêutica deste método. A possibilidade da mensuração e publicação dos resultados fortalece a pesquisa aplicada e consolida as novas propostas de tratamento, em que o ser humano é visto de forma integral.