Alunos de Direito têm palestras com juíza criminal e conciliadoras criminais | | URI Câmpus de Erechim

Alunos de Direito têm palestras com juíza criminal e conciliadoras criminais

07/09/2023 - 464 exibições

A iniciativa foi desenvolvida com os alunos do 6º e do 8º semestres. No 8º semestre, na matéria de Processo Penal III, ministrada pelo Professor Andrey Henrique Andreolla, se fez presente, de modo online, a juíza criminal da 1ª VEC Regional e Diretora do Foro de Caxias do Sul, Dra. Joseline Vargas. A magistrada conversou com os acadêmicos sobre execução penal, além de dar algumas dicas sobre concurso público, que é tema do interesse de muitos alunos.

No 6º semestre, dentro da disciplina de Projeto Integrador VI, tanto no turno diurno quanto noturno, as conciliadoras criminais Aline Pansera e Andréia Bacaltchuk Froeder puderam expor um pouco sobre o trabalho que desenvolvem no dia a dia junto ao Juizado Especial Criminal, em Erechim.

O tema do Projeto Integrador é voltado à solução de conflitos, de modo que os professores responsáveis pela disciplina, Andrey Henrique Andreolla e Vera Maria Calegari Detoni, objetivaram debater o assunto em sala de aula com profissionais que têm a composição e a transação penal como tarefas semanais.

A ideia de trazer profissionais à sala de aula visa conciliar a teoria e a prática, a fim de demonstrar ao aluno como o que aprende durante o estudo é realizado no dia a dia por profissionais atuantes, bem como oportunizar outros olhares e pontos de vista aos acadêmicos participantes.

O Coordenador do Curso de Direito, professor José Plínio Rigotti, ressalta a importância de a Universidade, por meio de tais atividades, trazer aos acadêmicos a experiência prática por meio de diversos profissionais atuantes na área jurídica, a fim de que os alunos possam, assim, aliar a teoria, aprendida em sala de aula, à prática do mundo jurídico.