Alunos do Ensino Médio de Escola de Gaurama vivenciam experiência de júri simulado | | URI Câmpus de Erechim

17/07/2023 - 280 exibições

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Gaurama Libano Alves de Oliveira vivenciaram um momento inédito em sua formação. Na quinta-feira, 13, o Curso de Direito da URI Erechim conduziu um júri simulado com os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos.

A iniciativa contou com o apoio do coordenador do Curso de Direito, José Plínio Rigotti, e da OABRS - Subseção Erechim. A ação foi coordenada pelos professores Andrey Henrique Andreolla e Caroline Ceni, com o auxílio, ainda, dos acadêmicos Leonardo Testolin e Laura Dagios.

A dinâmica possibilitou que os alunos desenvolvessem habilidades importantíssimas para a vida profissional, tais como o trabalho em equipe, a oratória, a argumentação, a organização e a desinibição. O júri consistiu no julgamento dos exploradores de caverna que, presos por vários dias e já com falta de comida, mataram um dos companheiros para se alimentarem de sua carne.

Houve a formação de grupos de acusação e de defesa, bem como a definição dos papéis de juízes, policiais e acusados, estes aguardando a tão esperada sentença ao final do julgamento. O resultado foi dado pelos alunos do primeiro e do segundo anos, que votaram ao final dos debates. A acusação ganhou a causa e conseguiu a condenação dos réus.

Conforme o Coordenador do Curso, Professor José Plínio Rigotti, a atividade faz parte de um projeto que visa levar a Universidade às escolas e contribuir, assim, com o desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio. A experiência, desenvolvida no âmbito da Graduação Ativa, também permite que os acadêmicos desenvolvam, de maneira protagonista, habilidades e conhecimentos práticos que lhes auxiliam na vida profissional após a sua formação e efetiva de maneira ímpar a extensão universitária.