Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam visita técnica em Passo Fundo | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo realizam visita técnica em Passo Fundo

01/09/2022 - 383 exibições

Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI Erechim realizaram, em agosto, uma visita técnica ao Hospital Ortopédico de Passo Fundo. O objetivo da iniciativa, que fez parte da disciplina de Projeto de Arquitetura VI-A, foi conhecer os espaços daquele local, bem como compreender os fluxos internos de pacientes, acompanhantes e funcionários. A visita foi concedida pela gerente Aline Sander e guiada pela Secretária do Grupo do Quadril, Michele Escandiel Colussi, e pela Chefe de Recepção, Viviane de Bairros.

As docentes da disciplina, Natalia Nakadomari Bula, Kelly Pavan e Vanessa Tibola da Rocha, enfatizaram a importância de compreender, através dessas visitas técnicas de estudos, como são realizadas as atividades cotidianas no ambiente hospitalar, através das vivências práticas. É deste modo que os discentes têm a oportunidade de visualizar o espaço, seus setores e a funcionalidade deste no dia a dia, reforçaram as professoras.

Os acadêmicos deverão aplicar aos estudos e à prática do exercício de anteprojeto arquitetônico, as análises do entorno da área de estudo, acessos e vias, e legislação, como, por exemplo, o Plano Diretor Municipal, a Norma de Acessibilidade (NBR9050/2021) e resoluções e decretos estaduais do Corpo de Bombeiros Militar - referente à prevenção e proteção contra incêndios, RDC 50 - projetos EAS e RDC 306 – Resíduos e Cartilhas Soma – SUS.

Considerando a complexidade da temática de projeto, é de grande valia a realização de visitas técnicas em ambientes existentes, tais como o Hospital Ortopédico de Passo Fundo, pois assim os estudantes têm a oportunidade de experenciar na prática o espaço materializado e, com isso, em seus estudos, proporem soluções alinhadas ao melhor serviço da arquitetura e do urbanismo.