Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: Fundamentos Sócios antropológicos

Código: 70-992

Carga Horária: 40 horas

N° de Créditos: 02

 

Ementa

O que é o homem, origem e fim. Dimensões fundamentais. Reflexão sobre o homem como um ser social, político, econômico, religioso, racional, de linguagem, biológico. Estudo das relações sociais e dos processos de saúde social na sociedade contemporânea.

 

Objetivos

 Objetivo geral

Oportunizar uma maior compreensão antropológica e sociológica dos fenômenos e instituições sociais contemporâneos.

 

Objetivos Específicos   

Propiciar condições para estudar, analisar, compreender, interpretar e participar na transformação da sociedade mediante o emprego de teorias, categorias, métodos e práticas de pesquisa da Sociologia.

Buscar fundamentos para analisar as relações sociais e os processos de saúde coletiva.

Entender como se encontra as relações sociais e os processos de saúde na sociedade brasileira.

Fundamentar, com os conhecimentos da antropologia, o trabalho e a ação dos futuros profissionais.

 

Conteúdos Curriculares

Introdução: origens históricas e científicas das Ciências Sociais 

O homem como ser social;

A individualidade e a integração social.

A formação social e seu processo socioeconômico e político;

As relações entre saúde e sociedade: 

O papel das Instituições nas sociedades;

A saúde como forma de organização social (Res. 120/95-CEP).

O surgimento das Clínicas;

Trabalho e Saúde nas Sociedades;

O trabalho como processo integrativo;

Dimensões fundamentais do ser humano: Linguagem; Historicidade; Sociabilidade; Ética; Política. O homem e a sua vida;

Saúde e trabalho elementos integrativos ou desintegradores das sociedades?

A inserção do profissional da saúde nas instituições de saúde e na sociedade;

“A representação do Eu na vida cotidiana”.

As representações de gênero, corpo e saúde;

A arte de manipular a impressão;

Educação das Relações Étnico-Raciais;

História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena;

As questões epistemológicas que cercam as ciências da saúde;

Ética e política da prática dos serviços de saúde no âmbito das instituições públicas e privadas. 

Direitos Humanos: condições da vida humana e sua preservação;

Acessibilidade do indivíduo e comunidade;

Os direitos humanos e sociedade contemporânea.

 

Metodologia

O processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016

 

Avaliação

Participação efetiva nas atividades aos conteúdos desenvolvidos ao longo do semestre; Apresentação de seminários; Realização de provas escritas; Trabalho sobre os temas abordados em sala de aula.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

TOMAZI, Nelson Dacio; ALVAREZ, Marcos Cesar; REZENDE, Maria José de; FERREIRA, Pedro Roberto (Coord.).  Iniciação à Sociologia. 2. ed.; rev. e ampl São Paulo: Atual, 2000.

SCHAEFER, Richard T. Sociologia. 6. ed. São Paulo: McGraw-Hill, c2006. 513 p.

RABUSKE, Edvino. Antropologia filosófica: um estudo sistemático. Petrópolis; Vozes,  2001.

 

Bibliografia Complementar

FOUCAULT, Michel.  A arqueologia do saber. 7.ed/3ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007/1987.

PAGÈS, Max et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas, 1990.

MEKSENAS, Paulo. Cidadania, poder e comunicação. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 10 ed/9 ed. São Paulo: Loyola 2001/2000.

MONDIN, Battista. O homem, que é ele? Elementos de Antropologia Filosófica, São Paulo: Paulus, 2008.