Departamento De Ciências Humanas Disciplina: Psicologia Aplicada a Saúde I Código: 70-991 Carga Horária: 40 h EAD Nº de Créditos: 02
Ementa: Contextualização e aplicação da Psicologia. Psicologia do Desenvolvimento. O cuidado em saúde e a prática interdisciplinar. Saúde mental. Relações interpessoais no contexto do trabalho.
Objetivos: Contextualizar a Psicologia no cenário da saúde e do cuidado humano.
Conteúdos Curriculares: Contextualização e aplicação da Psicologia no cenário da saúde; A Psicologia do desenvolvimento: etapas e características; Cuidado em saúde e prática interdisciplinar; Saúde mental: o/a usuário/a, a família, a equipe e a rede de atenção; Relações interpessoais no contexto do trabalho: comunicação, empatia, feedback, autoconhecimento, liderança.
Metodologia: O processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016.
Avaliação: Avaliações individuais, seminários e trabalhos em grupo.
|
Bibliografia Básica EIZIRIK, Cláudio Laks; BASSOLS, Ana MArgareth Siqueira; KAPCZINSKI, Flávio (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: ArtMed, 2001. CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hicitec, 2012. WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia: temas e variações: (versão abreviada). São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
Bibliografia Complementar MALTA, Deborah Carvalho; MERHY, Emerson Elias. O percurso da linha do cuidado sob a perspectiva das doenças crônicas não transmissíveis.Interface (Botucatu), Botucatu , v. 14, n. 34, p. 593-606, Sept. 2010 . DEJOURS, Christophe; ABDOUCHELI, Elisabeth; JAYET, Christian. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola Dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 2011. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 23. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2015. PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wedkos. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013. SPINK, Mary Jane P. A construção social do saber sobre saúde e doença: uma perspectiva psicossocial. Saude soc., São Paulo , v. 1, n. 2, p. 125-139, 1992 . |