Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Realidade Brasileira

Código:  70- 977

Carga Horária: 40h Teórica: 30h TDE: 10h

Número de Créditos: 4

 

EMENTA

Análise da sociedade brasileira em seus componentes econômicos, políticos e culturais, investigando as raízes da atual situação e as saídas possíveis para os problemas nacionais. Análise das formas de participação política e de cidadania nos dias atuais

 

OBJETIVOS

Estudar os fatores históricos e conceituais que constituem a realidade brasileira, de forma informativa e crítica, estabelecendo relações entre seus vários aspectos e encaminhando os acadêmicos para pequenas construções teóricas.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trabalhar as questões de formação econômico-social do Brasil, a fim de compreender historicamente os acontecimentos.
  • Discutir questões ligadas a participação e efetivação da comunidade nos assuntos legais, a fim de entender o processo das ações.
  • Refletir sobre as ações sociais atuais, a fim de compreender o processo de origem das mesmas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Análise da conjuntura.
  2. Formação econômico-social do Brasil.
  3. Formação do Estado brasileiro – aspectos políticos.
  4. Lei n. 11.645 de 10 de março de 2008, sobre história e cultura afro-brasileira e indígena.
  5. Participação do Brasil no processo de construção dos Direitos humanos e seus desdobramentos constitucionais. Resolução nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
  6. Aspectos históricos do Nacionalismo, regionalismo e civismo no Brasil.
  7. As Constituições brasileiras e a democracia cidadã.
  8. Questões sociais atuais.
  9. Questões políticas atuais.
  10. Atual contexto econômico brasileiro.
  11. Organizações sociais e ambientais no Brasil. A questão da ecologia; Lei nº 9795/99, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4281, de 25/06/2002 – Políticas de Educação Ambiental
  12. O Estado do Rio Grande do Sul no cenário histórico brasileiro: alguns fatos.
  13. Atitudes, interesses e habilidades sociais. Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
  14. A socialização das emoções: estudo na interação social. Res. nº 01/CNE/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

 

METODOLOGIA

Para alcançar os objetivos propostos serão realizadas aulas expositivas, leituras individuais e em grupos; sistematizações e apresentações em forma de seminários; pesquisas e produções textuais. A construção e a socialização do conhecimento terão como tessitura o diálogo, tendo como centralidade a troca de experiências teóricas e materiais. Serão utilizados recursos como: slides; livros, revistas, jornais e documentários.

 

 

AVALIAÇÃO

O processo metodológico e avaliativo deverá oportunizar espaço para a dinamização de relações dialógicas, difusão de ideias e criticidade, focados, em especial, no aspecto da democracia e da cidadania, tendo em vista a realidade política, econômica e social e o percurso histórico brasileiro. Assim, a avaliação será constante e realizada considerando mais que um instrumento, considerando atividades como leituras com sistematizações e socialização; debates; elaboração de textos; auto avaliação e avaliação dos pares.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALENCAR, Francisco. Brasil vivo: uma nova história da nossa gente: Petrópolis: Vozes, 1988.

BRUM, Argemiro J. O Desenvolvimento econômico brasileiro. 23. ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2003.

SILVA, Luiz Heron da. A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. Petrópolis, Vozes, 1998.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BECKER, Dinizar Fermiano, Org. Desenvolvimento sustentável: necessidade e ou possibilidade. 2ª edição, Santa Cruz do Sul, RS: Edunisc, 1999.

FEIJÓ, Ricardo. Desenvolvimento econômico: modelos, evidências, opções políticas e o caso brasileiro. Atlas, 10/2007. [Minha Biblioteca]

FILHO, Martins; DA SILVA Ives Gandra. 500 anos do Brasil: resumo esquemático. São Paulo. LTr, 2000.

HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. 2ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SILVA DA, Luiz Heron (Org.). Identidade social e a construção do conhecimento. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, 1997.