DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANASDisciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA Código: 70-975 Carga Horária: 40h ( 30 presencial + 10 TDE) Número De Créditos: 02
1. EMENTA: Reflexões sobre a produção do conhecimento, sua difusão e incorporação. Sentido e perspectiva do Ensino Universitário: a tríplice missão: ensino, pesquisa e extensão. O método científico. A produção científica. A comunidade científica. Trabalhos acadêmicos. Instrumentalização metodológica.
2. OBJETIVOS: Instrumentalizar e orientar na adoção de um comportamento metodológico e científico na busca da construção do conhecimento, sistematizando, discutindo os fundamentos e princípios da ciência, relacionando-os com a missão da universidade.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 Metodologia Científica e a Universidade. 3.2 A organização da vida de estudos na Universidade: métodos e estratégias de estudo e aprendizagem. 3.3 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos. 3.4 As relações homem mundo e a produção do conhecimento 3.5 A natureza do conhecimento tipos e níveis. 3.6 Os princípios da comunicação científica. 3.7 Trabalhos didáticos. 3.8 Normatização científica. 3.9 Sistematização de textos e meios eletrônicos.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Education, 2007. FERRARI, Rosane de Fátima [et al.]. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI [recurso eletrônico].Frederico Westphalen, RS: URI, 2017. http://www.fw.uri.br/NewArquivos/publicacoes/publicacoesarquivos//249.pdf. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANDRADE, Maria Margarida de; MARTINS, João Alcino de Andrade. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos de graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2013. PORTILHO, Evelise. Como se aprende? estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: WAK, 2009.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Education, 2007. FERRARI, Rosane de Fátima [et al.]. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI [recurso eletrônico].Frederico Westphalen, RS: URI, 2017. http://www.fw.uri.br/NewArquivos/publicacoes/publicacoesarquivos//249.pdf. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANDRADE, Maria Margarida de; MARTINS, João Alcino de Andrade. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos de graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2013. PORTILHO, Evelise. Como se aprende? estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: WAK, 2009.
|