Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento: Ciências da Saúde

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso em Biomedicina I   

Código: 40-1211

Carga Horária: 40h (EAD: 40h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa:

Elaboração do projeto do trabalho de conclusão de curso, tendo como base os conhecimentos construídos durante o curso e complementados com a investigação no decorrer do trabalho.

 

Objetivos:

Promover a atitude investigativa, empreendedora e inovadora para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa interdisciplinar a partir dos conhecimentos construídos durante o Curso.

 

Conteúdos Curriculares:

Método, metodologia e técnicas de investigação científica

Estrutura de um trabalho de pesquisa científico.

Detalhamento da estrutura do projeto de pesquisa:

Elementos pré-textuais: capa, folha de rosto; resumo e sumário.

Elementos textuais: introdução e/ou justificativa, revisão bibliográfica, objetivos, material e métodos, orçamento; cronograma e referências bibliográficas.

Elementos pós-textuais: anexos e apêndices.

 

Metodologia:

Durante o semestre, o aluno desenvolverá o projeto de pesquisa com o acompanhado de um professor orientador do curso, indicado pelo acadêmico, da área de conhecimento do assunto escolhido por esse.   Esta disciplina será ministrada conforme a RESOLUÇÃO Nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, conforme  a Lei 1. 134/2016 utilizando ferramentas síncronas e assíncronas

 

Avaliação:

Conforme manual das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MATIAS-PEREIRA, J.  Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. ed. - [3. Rempr.]. – São Paulo: Atlas, 2019. [Biblioteca digital]

MOTTA-ROTH, Desirée; HENDGES, Graciela H.  Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2002.

 

Bibliografia Complementar

AITA, Ana Lucia Gubiani et al. Instruções gerais de normatização científica. Frederico Westphalen,RS: URI, 2009.

ANDRÉ, Marli.  O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas-SP, São Paulo: Papirus, 2001.

BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: M. Fontes, 2005.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PETRY, João. Pesquisa: um jeito curioso e problematizador para construir conhecimento. São Miguel do Oeste: UNOESC, 2002.