Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento: Ciências da Saúde

Disciplina: Introdução à Biomedicina e Deontologia

Código: 40-1204

Carga Horária: 40h (Teórica: 40h)

Nº de créditos: 02

 

Ementa:

Áreas de atuação, mercado de trabalho e a regulamentação específica aplicada às atividades Biomédicas

 

Objetivos:

Proporcionar aos discentes conhecimentos, habilidades e atitudes para a compreensão das áreas de atuação e o mercado de trabalho, a importância dos fundamentos e conceitos éticos, bem como da regulamentação específica aplicada às atividades Biomédicas.

 

Conteúdo Curriculares:

Diretrizes Curriculares do curso de Biomedicina

História e Evolução da Biomedicina

Áreas de Atuação do Profissional Biomédico

Mercado de Trabalho e perspectivas Futuras em Biomedicina

Fundamentos e conceitos éticos, consciência e conduta ética.

Conceitos sobre deontologia e deontologia profissional.

Código de ética da profissão de Biomédico e o exercício ético profissional.

Regulamentação da profissão Biomédica: inscrição no CRBM (pessoa física e jurídica), jurisdição, ato e atuação profissional, infrações e penalidades.

Regulamentações e legislações brasileiras que incidem sobre a conduta do profissional Biomédico.

 

Metodologia:

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

Avaliação:

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

AGOSTINHO, L. de A.; MOURA, C. M.; CZARNABAY, D.  Introdução à profissão: biomedicina. Porto Alegre: SAGAH, 2017. [Biblioteca digital]

CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA. RESOLUÇÃO Nº. 198, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2011. Código de Ética da Profissão de Biomédico. Disponível em: http://cfbm.gov.br/legislacao/codigo-de-etica-da-profissao-de-biomedico/BIOMEDICINA: um painel sobre o profissional e a profissão. [S.l.]: Ameruso, 2009. São Paulo: Conselho Regional de Biomedicina.

 

Bibliografia Complementar

Revista Biomedicina News - Produção do blog Biomedicina Padrão, acesso através do site: http://www.biomedicinapadrao.com.br/p/revista.html

Revista O BIOMÉDICO. Conselho Federal de Biomedicina, acesso através do site: http://www.cfbiomedicina.org.br/revista.php

BRASIL. DECRETO Nº 88.439, DE 28 DE JUNHO DE 1983.  Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biomédico. Disponível em:

http://cfbm.gov.br/legislacao/decreto-no-88-439-de-28-de-junho-de-1983-2/ Compêndio Oficial de Regulamentação e Código de Ética do Profissional Biomédico-CFBM/CRBM. Disponível em: www.cfbiomedicina.org.br/

CONSELHO REGIONAL DE BIOMEDICINA. Regulamentação e códigos de ética da profissão de Biomédico. São Paulo: CRBM, 2003.