Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde 

Disciplina: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde A

Código: 40-1119

Carga Horária: 40 horas 

EAD

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Política de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS. Possibilidades terapêuticas e aplicabilidade das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na atenção à saúde. Ética e pesquisa em PIC. Atuação na equipe interprofissional.

 

Objetivos

Objetivo Geral

Oportunizar ao estudante a construção do conhecimento sobre as PIC e aplicabilidade no cuidado em saúde. Promover reflexões acerca do Ser Humano como um Ser Holístico e seu universo de significados, compreendendo através da utilização de práticas integrativas as ilimitadas fronteiras do potencial humano no cuidado com outro.

 

Objetivos Específicos

Espera-se que ao final do semestre que os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: Identificar as possibilidades da utilização das terapias complementares; utilizar as terapias complementares no cuidado e na educação em saúde; diferencias alternativo de complementar.

 

Conteúdos Curriculares

História do uso de práticas integrativas no Cuidado Humano. Revisão da história considerando formas de cuidado tradicionais dos mais diferentes povos que influenciaram a constituição do que são as Práticas Integrativas e Complementares.

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC): construção histórica, portaria 971/2006, portaria 849/2017 e portaria 702/2018, que regulamentam o uso de PICs no SUS.  Aplicabilidade nas diversas atividades profissionais e na assistência em saúde no SUS e na atenção a saúde privada.

Utilização das práticas integrativas e complementares na promoção e recuperação da saúde nos diferentes ciclos da vida. 

Corpo mente e espírito: o cuidado holístico desde a concepção até a morte (Gestação, parto e puerpério, infância e adolescência, vida adulta, senescência e morte).

Práticas Integrativas com ênfase:

Dança Circular, Fitoterapia, Plantas medicinais, Homeopatia, Essências Florais, Cromoterapia, Musicoterapia, Arteterapia, Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda, Reiki, Terapia Comunitária e Constelação Familiar.

 

Metodologia

O processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016

 

Avaliação

Organização e desenvolvimento de um Workshop utilizando PICs;

Desenvolvimento de artigo referente à utilização de PICs no cuidado em saúde;

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland.  O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. 69. ed./68 ed./ 67 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012/2011/2010.

LORENZI, Harri; SOUZA, Hermes Moreira.  Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2. ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.

MARTINS, E. I. S., LEONELLI, L. B. Do-In, Shiatsu e Acupuntura: uma visão chinesa do toque terapêutico. São Paulo: Roca, 2014.

 

Bibliografia Complementar

MCARDLE, William D; KATCH, Frank I; KATCH, Victor L.  Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano . 7. ed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2013.

CARACTERÍSTICAS e utilização das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Guaíba: Agropecuaria, 2003.

BRASIL. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Programa Nacional de Plantas Medicinais e fitoterápicos. 133 p. Brasília DF.: Ministério da Saúde, 2009.

ARNOLD, Willian W; PLAS, Jeanne.  Liderança orientada para pessoas: o toque humano como fator de produtividade e lucro . São Paulo: Atlas, 1996.

GAIO, Roberta; BATISTA, José Carlos de Freitas; GÓIS, Ana Angélica Freitas Góis. A ginástica em questão: corpo e movimento. São Paulo: Phorte, 2010.