Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Patologia I -A Código: 40-1094 N° de Créditos: 02
Ementa Introdução à patologia geral. Etiologia, patogenia. Alterações metabólicas circulatórias. Inflamações agudas e crônicas. Cicatrização. Histo-imunopatologia.
Objetivo Promover nos acadêmicos conhecimento, habilidades e atitudes no reconhecimento das principais alterações estruturais, morfológicas e funcionais das doenças inflamatórias, infecciosas, circulatórias, metabólicas e neoplásicas.
Conteúdos Curriculares Transtornos locais do crescimento e da diferenciação celular: Noções gerais, classificação e nomenclatura. Adaptação celular (hipertrofia, hiperplasia, metaplasia, displasias; classificações e mecanismos). Lesão e morte celular (causas e patogênese). Distúrbios circulatórios: Hiperemia, (mecanismos, classificação, evolução e consequências). Edema (patogênese, fatores envolvidos, classificação, nomenclatura). Hemorragia e coagulação (causas, mecanismos, classificação, coagulopatias). Trombose, embolia, infarto (causas, mecanismos, classificações e consequências). Inflamação: generalidades (conceito, causas, classificações). Inflamação aguda localizada e generalizada (sinais cardinais e mediadores químicos). Inflamação crônica (inespecífica e específica). Cura e reparo. Neoplasias: Epidemiologia, Carcinogênese, Bases moleculares, classificações e nomenclatura. Neoplasias benignas e malignas. Características clínicas dos tumores. Diagnóstico laboratorial. Imunopatologia: Noções de imunopatologia (revisão do sistema imunitário, montagem da resposta pelos linfócitos). Imunopatologias (doenças por hipersensibilidade, doenças por imunocomplexos, doenças autoimunes). Fisiopatologias: Icterícia. Insuficiência respiratória. Insuficiência cardíaca. Insuficiência renal. Insuficiência hepática. Desidratação. Coma. Choque.
Metodologia O processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016
Avaliação A avaliação do processo ensino aprendizagem será realizada de forma somativa e formativa do aluno, baseada nas competências e conteúdos curriculares, contínua com base em instrumento próprio de avaliação a ser apresentado e discutido com os discentes. |
Bibliografia Básica BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo. Patologia Geral. 7ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1472p. FRANCO, M.; MONTENEGRO, M. R. Patologia: processos gerais. 4.ed São Paulo: Atheneu, 1999. 320 p PEREZ, E.Fundamentos de patologia. 1. ed. -- SaÞo Paulo : Eìrica, 2014. [Biblioteca digital]
Bibliografia Complementar BUJA, L. M.; KRUGER, G.R. F. Atlas de Patologia Humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2007. xxviii, 560 p. COTRAN, R. S.; KUMAR, V.; COLLINS, T.; ROBBINS, S. L. Robbins patologia estrutural e funcional. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. xvi, 1251 p. ROBBINS; COTRAN. MITCHELL, R. N. et al. Fundamentos da patologia: bases patológicas das doenças. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. xi, 829p. STEVENS, A.; LOWE, J. Patologia. Barueri: Manole, 2002. 654p. SCHNEIDER, Marie Luise; SCHNEIDER, Volker. Atlas de diagnóstico diferencial em Citologia Ginecológica: 395 ilustrações sendo 196 totalmente em cores. Rio de Janeiro: Revinter, 1998. 165p |