Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Primeiros Socorros I

Código: 40-1089

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h)  (Prática: 20h)

N° de Créditos: 02

 

Ementa

Atendimento de primeiros socorros nas principais situações de emergência no contexto extra hospitalar. Suporte Básico de Vida. 

 

 

Objetivo

Proporcionar aos acadêmicos de enfermagem conhecimentos teórico-práticos que permitam a compreensão de como prestar os cuidados nas diversas situações que exigem primeiros socorros.

 

Conteúdos Curriculares

Noções gerais do socorrismo: Legislação, humanização, aspectos éticos e direitos no atendimento de emergência, Biossegurança, Suporte básico de vida;

Ferimentos/ Dor;

Queimaduras

Hemorragias;

Intoxicações;

Lesões ósseas e articulares;

Presença de corpo estranho no organismo;

Desmaio;

Estado de choque;

Estado convulsivo;

Asfixia

Mordida de animais

Picada de insetos e animais peçonhentos;

Transporte de acidentado.

 

Metodologia

Os conteúdos serão desenvolvidos utilizando-se aulas expositiva-dialogadas, com apoio de multimídia. Aulas teórico-práticas no laboratório de enfermagem utilizando-se simuladores, bem como o teatro como ferramenta de aprendizagem.

 

Avaliação

O processo de avaliação será baseado em conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos, por meio de diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências. 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

MORILLO RODRÍGUEZ, F.Javier.  Emergências.  Rio de Janeiro: Mc Graw-Hill, 2002. 309p (Guias práticos de enfermagem)

NORO, João J. (Coord.). Manual de Primeiros socorros. Sao Paulo, Atica, 2006 256p.

SWEARINGEN, Pamela L; HOWARD, Cheri A. Atlas fotográfico de procedimentos de enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

 

Bibliografia Complementar

PIRES, Marco Tulio Baccarini, STARLINGSIZENANDO Vieira. Manual de urgência em pronto socorro. 8ª edição. São Paulo,Guanabara Koogan, 2006. 979 pg.

NASI, Luiz Antonio. Rotina em pronto socorro. 2ª edição. SãoPaulo, Armed, 2005/2006. 797 pg. TAYLOR, Carol. Fundamentos de enfermagem: a arte e a ciência do cuidado de enfermagem 5ª edição. Rio de Janeiro, Artmed, 2007.1509 pg.

FAKIH, Flávio Trevisani.  Manual de diluição e administração de medicamentos injetáveis. Rio de Janeiro, Thex, 2000,221 pg

VEIGA, Deborah de Azevedo, CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira. Manual de técnicas de enfermagem. 9ª edição Revisada. Porto Alegre, Sagra Luzzatto, 2000, 205 pg.