Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas 

Disciplina: Bioquímica Aplicada a Saúde

Código: 20-505

Carga Horária: 80h (Teórica: 40h) (Prática: 20h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 4      

  

Ementa

Aminoácidos e peptídeos: estrutura e função de proteínas. Enzimologia. Estrutura e função de carboidratos, lipídeos e nucleotídeos. PH e tampões. Oxidações biológicas. Bioquímica da respiração. Principais vias do catabolismo e anabolismo. Estado alimentado e jejum. 

 

Objetivos

Objetivo geral

Explicar e relacionar a estrutura e função de substâncias orgânicas e inorgânicas nos organismos vivos, destacando fenômenos bioquímicos e associando-os com eventos biológicos e fisiológicos essenciais para a formação do profissional da área da saúde.

 

Objetivo Específicos

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Aplicar bases bioquímicas na estrutura e funcionamento celular.

Compreender o metabolismo energético e sua regulação, relacionando com fenômenos fisiológicos.

Conhecer as principais vias do catabolismo e anabolismo nos estados alimentado e jejum. 

Aplicar os princípios bioquímicos na leitura de artigos técnico-científicos.

 

Conteúdos Curriculares

Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos e proteínas

Enzimologia

Estrutura e função de carboidratos, lipídeos e nucleotídeos

Bioquímica de membranas

PH e tampões

Bioenergética 

Fosforilação oxidativa mitocondrial e sua regulação

Ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs) e sua regulação

Bioquímica da respiração

Visão geral do catabolismo de carboidratos, lipídeos e aminoácidos

Visão geral do anabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas

Estado alimentado e jejum.

 

Metodologia

Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa. As aulas serão com base nas metodologias ativas com uso de mídia digital e lousa, aulas práticas, estudos de casos, trabalhos individuais e/ou em grupos com vivencias práticas.

Avaliação

A avaliação será realizada através da discussão de artigos científicos e/ou casos clínicos, bem como avaliações teóricas e relatórios de aulas práticas, focando no aprendizado dos alunos relativo às habilidades e competências desenvolvidas ao longo da disciplina. Também será avaliada a participação do aluno em sala de aula e seu desempenho nas aulas práticas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CISTERNAS, José Raul; VARGA, José; MONTE, Osmar. Fundamentos de bioquímica experimental. 2. ed São Paulo: Atheneu, 2001. 276p.

CHAMPE, Pamela C.; HARVEY, Richard A.; FERRIER, Denise R. Bioquímica ilustrada. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010. 519 p.

LEHNINGER, Albert Lester.  Lehninger principles of Biochemistry-Third edition. São Paulo: Edgard Blucher, 2002. 975p

 

Bibliografia Complementar

CAMPBELL, Mary K.; FERREIRA, Henrique Bunselmeyer (Trad.) [et al.]). Bioquímica. 3. ed Porto Alegre: ArtMed, 2007. 752p.

DEVLIN, Thomas M. (Coord.).  Manual de bioquímica  com correlações clínicas. São Paulo: Edgard Blucher, 1998. 1007p.

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista.  Bioquímica Básica.  2.ed Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c1999. 360p.

STRYER, Lubert. Bioquímica. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 1114p.

RIEGEL, Romeo Ernesto. Bioquímica. 4.ed São Leopoldo, Rs: Unisinos, 2006. 547p.