Plano de Ensino

Biomedicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Biológicas

Disciplina: Fisiologia Humana Geral

Código:  20-503                

Carga Horária: 80h   (Teórica: 40h)  (Prática: 20h) (TDE: 20h)

N° de Créditos: 04

 

Ementa

Introdução à Fisiologia. Fisiologia celular e geral. Células sanguíneas, imunidade e coagulação sanguínea. Fisiologia da membrana, do nervo e do músculo. Fisiologia cardíaca. Circulação sistêmica e pulmonar. Fisiologia dos sistemas renal, respiratório, nervoso, digestivo, reprodutor e endócrino.

 

Objetivo

Entender os principais mecanismos fisiológicos que controlam e regulam os seguintes sistemas humanos especializados: nervoso, gastrintestinal, respiratório, cardiovascular, hematológico, endocrinológico e reprodutivo.

 

Conteúdos Curriculares

Introdução à fisiologia - fisiologia celular e geral 

Organização funcional do corpo humano e controle do meio interno 

Célula e suas funções: organização e estrutura física; sistemas funcionais.

Células Sanguíneas, Imunidade e Coagulação Sanguínea.

Eritrócitos.

Resistência do organismo à infecção - sistema de macrófagos dos tecidos, leucócitos e inflamação. Leucemias. Imunidade inata e adquirida. 

Grupos sanguíneos. 

 

Fisiologia da membrana, do nervo e do músculo 

Transporte através da membrana celular: difusão e transporte ativo 

Potenciais de membrana e potenciais de ação 

Contração do músculo esquelético. Fadiga muscular. 

 

Fisiologia cardíaca 

Aspectos básicos da circulação, pressão arterial, fluxo e resistência vascular periférica; a bomba cardíaca; o débito cardíaco, retorno venoso, sistema valvular e sistema de condição. 

Regulação do aparelho cardiovascular.

 

Fisiologia do Sistema Circulatório, Arterial, Venoso e Sistema Linfático

 

Fisiologia Renal 

Fluxo sanguíneo renal, filtração glomerular, processamento do filtrado glomerular nos túbulos renais, formação da urina. 

Fisiologia dos líquidos corporais: líquidos extra e intracelulares, controle da osmolalidade do líquido extracelular e da concentração de sódio.

Regulação do equilíbrio ácido-básico.

 

Fisiologia respiratória 

Mecânica da ventilação pulmonar; volume minuto-respiratório; ventilação alveolar 

Princípios físicos das trocas gasosas 

Difusão de oxigênio e dióxido de carbono através da membrana respiratória alveolar, da circulação sangüínea e dos líquidos corporais.

 

Fisiologia do sistema nervoso 

Organização do sistema nervoso; funções básicas das sinapses; sensações somáticas: mecanoreceptivas. 

Funções intelectuais do cérebro.

Fisiologia do sistema digestivo 

Princípios gerais da função gastrintestinal, mobilidade, controle nervoso e circulação sanguínea, transporte e mistura do alimento no tubo alimentar básico 

Funções no tubo alimentar, secreção, digestão, absorção.

 

Fisiologia do sistema endocrinológico 

Introdução à endocrinologia; hormônios hipofisários e hipotálamo; hormônios das glândulas tireóide, paratireóide e supra-renal 

Principais aspectos fisiológicos dos distúrbios da tireóide: hipotireoidismo e hipertireoidismo 

Hormônios córtico-supra-renais: funções dos mineralocorticóides e glicocorticóides 

Anormalidades na secreção do córtex da supra-renal.

Aspectos Metabólicos do Pâncreas e Fígado: Insulina e Glucagon.

 

Fisiologia reprodutiva 

Funções reprodutivas e hormonais no homem: espermatogênese

Anatomofisiologia dos órgãos sexuais femininos, funcionamento hormonal: estrogênios e progesterona. Regulação do ritmo mensal na mulher. 

Ato sexual feminino. Gravidez e lactação: nutrição intra-uterina, função da placenta, fatores hormonais na gravidez, parto, lactação - função da prolactina e ocitocina. 

Anormalidades: pré-eclampsia e eclampsia. 

 

Metodologia

Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa. Aulas teórico-práticas, utilizando recursos Audiovisuais: Retroprojetor, Mapas Anatômicos E Eventuais Peças Anatômicas.

Avaliação

A avaliação dos alunos compreende provas teóricas e trabalhos em grupo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

AIRES, M.M. Fisiologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

DAVIES, A. Fisiologia Humana. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

GUYTON, A. C.  Tratado de Fisiologia Médica. 11 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006

 

Bibliografia Complementar

HANSEN, J. T. Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre: ArtMed, 2003. 238p. ISBN 8536301619

JACOB, S. W.; FRANCONE, C. A.; LOSSOW, W. J. Anatomia e fisiologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990

SILVERTHORN, D. U.  Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. xxxiv, 957 p. ISBN 9788582714034.

TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 217. 1201p

VAN DE GRAAFF, K. M. Anatomia Humana. 6. ed. Barueri: Manole, 2003. 840p. ISBN 9788520413188