Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Medicina Veterinária
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: DERMATOLOGIA VETERINÁRIA

Código: 50-498

Carga Horária: 40 h

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Introdução as dermatopatias veterinária. Distúrbios endócrinos em animais, processo mórbido frequente nestes animais. Tratamentos para diferentes problemas dermatológicos em animais.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para compreender as principais dermatopatias relacionadas a animais.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: conhecer as principais dermatites causadas por bactérias, fungos e parasitas; habilitar para diagnósticos em dermatologia

 

Conteúdo Curriculares

UNIDADE 1- INTRODUÇÃO

- Estrutura e função da pele, métodos de diagnóstico, tratamentos dermatológicos

Dermatites bacterianas-Características gerais das bactérias, microbiota da pele, mecanismos normais de defesa, piodermatites superficiais, piodermatites profundas e infecções bacterianas mistas

UNIDADE 2- MICOSES CUTÂNEAS

- Características gerais dos fungos, microbiota fúngica, micoses superficiais, micoses subcutâneas e micoses profundas

UNIDADE 3- DERMATITES PARASITÁRIAS

- Características gerais dos parasitas, doenças causadas por carrapatos, ácaros, pulgas e dípteros

UNIDADE 4- DOENÇAS IMUNOLÓGICAS A PELE

- Sistema imune cutâneo, tipo de reações de hipersensibilidade, distúrbios de hipersensibilidade, distúrbios imunomediados

UNIDADE 5- ENDOCRINOPATIAS

- Anatomia e fisiologia do hipotálamo e hipófise endócrinos, aspectos clínicos de doenças endócrinas de pele (hiperadenocorticismo, nanismo hipofisário, dermatoses hormonais sexuais, hipotireoidismo)

 

UNIDADE 6- DEFEITOS DE CERATINIZAÇÃO

- Seborreia canina, seborreia felina, dermatose responsiva a vitamina “A”, acne, dermatose da margem auricular, hiperplasia da glândula da cauda, dermatoses esfoliativas, respostas fisiológicas as drogas

UNIDADE 7- DOENÇAS CUTÂNEAS DIVERSAS

- Doenças psicogênicas da pele, doenças cutâneas do ambiente, doenças cutâneas nutricionais, complexo granuloma eosinofílico, celulite juvenil, alopecias adquiridas

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Aulas práticas através do acompanhando da rotina no Centro Clínico Veterinário. Relatórios de casos acompanhados, discussões de casos clínicos e produção textual serão aplicados como T.D.E..  

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

JOYCE, Judith. Dermatologia em pequenos animais. Revinter, 2012.

MEDLEAU, Linda; HNILICA, Keith A. Dermatologia de pequenos animais: atlas colorido e guia terapêutico. São Paulo: Roca, 2003. 353 p.

SAMPAIO, Sebastião A.P.; CASTRO, Raymundo M.; RIVITTI, Evandro A. Dermatologia básica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1978. 466 p.

 

Bibliografia Complementar

AZULAY, David Rubem. Dermatologia. Guanabara, 2004.

FORSYTHE, Anita Patel; FORSYTHE, Peter T. dermatologia em pequenos animais. Elservier Health Scie, 2011.

MERCK. Manual Merck de Veterinária, 10ª edição. Roca, 01/2014. [Minha Biblioteca].

MUELLER, Ralf S; OLIVEIRA, Paulo Marcos Agria de (Trad.). Dermatologia para o clínico de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2003. 162 p.

PAPICH, Marck G. manual Saunders de terapia veterinária. Elservier Health Scie, 2012.

 

Fique por dentro

Ver mais