Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Código: 50-462

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Projeto de pesquisa do Estágio Curricular Obrigatório em Formação em Serviço II sob orientação de um docente do Curso de Medicina Veterinária, constando de desenvolvimento teórico e prático sobre um tema específico da área de ciências agrárias.

 

Objetivos

Proporcionar ao aluno do Curso de Medicina Veterinária uma oportunidade de elaborar um projeto de pesquisa. Oportunizar ao acadêmico a iniciação à pesquisa científica tendo como base os conhecimentos construídos durante o curso e complementados com o Estágio Curricular Obrigatório em Formação em Serviço II.

 

Conteúdos Curriculares

O trabalho de Graduação é obrigatório para a conclusão do curso de Medicina Veterinária, faz parte do currículo pleno do curso. A atividade didática desta disciplina deve ser totalmente do acadêmico, que deve desenvolver um projeto sobre o acompanhamento de um ou dois temas decorridos no Estágio.

 

Metodologia

O aluno deverá relatar um ou dois temas que acompanhou durante o Estágio Curricular Obrigatório em Formação em Serviço II. Nos projetos de pesquisa acadêmica, de maneira bem abrangente, podem ser considerados os seguintes componentes: Tipo de delineamento (bibliográfico, experimental, estudo de caso, etc.); Operacionalização das hipóteses; Amostragem; Técnicas de coleta de dados; Tabulação; Análise dos dados; Forma do relatório. Conforme a extensão, a complexidade e a abrangência da atividade de extensão podem-se estabelecer as possíveis estratégias (ações) que serão utilizadas dentro do programa do evento.

 

Avaliação

A avaliação será resultado do trabalho escrito e da apresentação oral do mesmo submetido a uma comissão examinadora composta por três membros, sendo um deles o orientador do ECOFS II e um dos membros podendo ser externo à instituição.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

PEREIRA, José Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

 

Bibliografia Complementar

BECKER, F. et al. Apresentação de Trabalhos Escolares. 13. ed. Porto Alegre: Multilivro, 1993.

FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

LUCKESI, Cipriano; LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994.