Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM FORMAÇÃO EM SERVIÇO II

Código: 50-461

Carga Horária: 220h (Teórica: 20h)  (Prática: 200h)

Nº de Créditos: 11

 

Ementa

O Estágio Curricular Obrigatório em Formação em Serviço II constitui-se numa atividade de investigação, explicitação, interpretação e intervenção na realidade e de enriquecimento da formação profissional dos alunos. Consta de atividades pré-profissionais, exercidas em situações reais de trabalho sendo um processo interdisciplinar avaliativo e criativo, destinado a articular teoria e prática, obrigatório para todos os alunos do Curso de Medicina Veterinária.

 

Objetivos

Compreender a realidade em que atuará, propiciando oportunidade para aplicação dos conhecimentos adquiridos, propondo o fundamental confronto entre teoria e prática já operacionalizado nos estágios parciais, permitindo ao acadêmico, aos seus mestres, avaliar o real proposto para o exercício profissional.

Articular as competências adquiridas durante o curso com o contato do acadêmico com situações, contextos e instituições, que permitem que conhecimentos, habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais. O estágio realizado em outras instituições também contribuirá com o desenvolvimento das habilidades e competências do profissional.

 

Conteúdos Curriculares

De acordo com as normas do Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório em Formação em Serviço II do Curso de Medicina Veterinária.

 

Metodologia

O aprofundamento teórico será feito pela revisão bibliográfica e elaboração do relatório técnico científico das atividades desenvolvidas durante o estágio, podendo abranger a crítica dos procedimentos acompanhados segundo referencial teórico-prático desenvolvido no decorrer do curso. O relatório deverá estar de acordo com o Manual de Normas Técnicas para Produções Acadêmicas da URI.

O referido Relatório deverá ser apresentado para uma banca de professores e/ou profissionais da área.

Avaliação

A avaliação será efetuada através de um da apresentação de um relatório técnico científico.

A empresa ou instituição deve preencher um formulário de avaliação final sobre o estagiário, fornecendo uma nota ao mesmo, esta é responsável por 60% da Nota Final, enquanto que a avaliação do orientador totalizará 40%.

Será considerado aprovado, o acadêmico que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco vírgulas zero).

Caberá ao Orientador de estágio, indicado pela Comissão Supervisora segundo sua compatibilidade com a área escolhida para estágio, elaborar o plano de Estágio e acompanhar seu desenvolvimento e elaboração do relatório final.

O Estágio será realizado em empresas prestadoras de serviço para o meio rural; cooperativas agrícolas; instituições públicas ou privadas dedicadas à pesquisa agrícola ou extensão; Prefeituras, Clínicas Veterinárias e demais instituições que desenvolvam atividades em áreas afins ao currículo do curso de Medicina Veterinária. Caberá à supervisão de estágio estabelecer um banco de Estágio, onde mapear-se-á as possibilidades de estágio e as áreas oferecidas na região, permitindo-se ao acadêmico sugerir instituições para exame da supervisão.