Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: CLÍNICA CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS A

Código: 50-455

Carga Horária:80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Introdução a Cirurgia de grandes animais. Cirurgias eletivas em grandes animais. Afecções cirúrgicas da cabeça, do abdômen, do aparelho locomotor e reprodutor. Tratamento de feridas. Fluidoterapia.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário sobre os princípios teóricos bem como procedimentos básicos da técnica cirúrgica em grandes animais. Capacitar a executar ações de intervenção de procedimentos clínico-cirúrgicos em grandes animais.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de realizar o procedimento operatório dentro dos padrões legais, com responsabilidade com a equipe cirúrgica e habilidade de comunicação com os demais; identificar e reconhecer os materiais de sutura e materiais cirúrgicos; Diferenciar os tempos fundamentais da cirurgia; planejar e realizar os cuidados pré, trans e pós operatórios.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- CONSIDERAÇÕES PRÉ-CIRÚRGICAS

1.1 Avaliação Pré-operatória do Paciente

1.2 Princípios de Assepsia e Antissepsia

1.3 Planejamento Pré-operatório

1.4 Preparação do Campo Cirúrgico

1.5 Infecção Pós-operatória

 

UNIDADE 2- ANESTESIA E FLUIDOTERAPIA EM ANIMAIS DE GRANDE PORTE

2.1 Anestesia Local e Regional (Analgesia)

2.2 Tranquilização e Sedação

2.3 Anestesia Geral

2.4 Medicação Pré-anestésica

2.5 Indução

2.6 Manutenção

 

UNIDADE 3- AFECÇÕES CIRÚRGICAS DA CABEÇA

3.1 Descorna

3.2 Enucleação

3.3 Otohematoma

3.4 Trepanação

 

UNIDADE 4- AFECÇÕES CIRÚRGICAS DO ABDÔMEN

4.1  Laparotomias

4.2 Rumenotomias e Rumenostomia

4.3 Abomasopexia

4.4 Herniorrafias

 

UNIDADE 5- AFECÇÕES CIRÚRGICAS DO APARELHO LOCOMOTOR

5.1 Desmotomia

5.2 Tenectomia

5.3 Artrotomia

5.4 Amputação de Dígitos

 

UNIDADE 6- AFECÇÕES CIRÚRGICAS DO APARELHO REPRODUTOR

6.1 Amputação do Pênis

6.2 Uretrostomia

6.3 Orquiectomia

6.4 Preparo do Rufião

6.5 Cesarianas

 

UNIDADE 7-  CIRURGIA PLÁSTICA REPARADORA E TRATAMENTO DE FERIDAS

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). As aulas práticas a serem ministradas serão participativas, vinculadas a rotina clínica do Centro Clínico Veterinário. Serão utilizadas 10h para T.D.E.  e ainda a disciplina prevê 10h de extensão que contemplará a socialização com a comunidade externa. A extensão será desenvolvida de forma transversal abrangendo as disciplinas de Práticas de Manejo e Bem-estar Animal, Anatomia dos Animais Domésticos A e B, Farmacologia e Terapêutica Veterinária, Anetesiologia Veterinária A, Clínica Médica de Grandes Animais A e Clínica Cirúrgica de Grandes Animais. Os alunos poderão acompanhar as técnicas realizadas pelo professor, conforme a necessidade de cada paciente.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ANDREWS, A. H. Medicina bovina: doenças e criação de bovinos. 2. ed. São Paulo: Roca, 2008.

DOHERTY, Tom J.; VALVERDE, Alex. Manual de Anestesia & Analgesia em Equinos. Roca - Brasil, 2008.

MCILWRAITH, C. Wayne. Técnicas cirúrgicas em animais de grande porte. São Paulo: Roca, 2002.

 

Bibliografia Complementar

DUQUE, J. C. D.; et al. Anestesia para laparotomia pelo flanco em bovinos pela técnica paravertebral infiltrativa incisional: efeitos comportamentais, cardiorrespiratórios e na saúde ruminal.

GOMES, Renata Moura. Manual de instrumentação cirúrgica. São Paulo: DCL, 2011.

IBAÑEZ, José Fernando. Anestesia Veterinária Para Acadêmicos e Iniciantes. Medvet, 2012

ROCKETT, Jody; BOSTED, Susanna. Procedimentos clínicos veterinários na prática de grandes animais.  Cengage Learning, 2012.

SOUZA, Iracilde Goulart de. A ovelha: manual prático zootécnico. 2. ed. Alegrete/RS: PALLOTTI, 2005.