Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina:  CLÍNICA MÉDICA DE GRANDES ANIMAIS A

Código:  50-452      

Carga Horária: 120h (Teórica: 80h)  (Prática: 40h)

Nº de Créditos: 06

 

Ementa

Clínica Médica geral de grandes animais. Estudo terapêutico das afecções orgânicas de bovinos, ovinos, equinos, suínos e aves. Fluidoterapia e transfusão sanguínea.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento sobre as atividades de clínica de grandes animais, executar exame físico geral, bem como identificar os principais sintomas e sinais, fazendo diagnóstico sindrômico das alterações clínicas de grandes animais.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de definir, caracterizar e correlacionar as afecções de grandes animais, e suas manifestações clínicas. Identificar e classificar os fatores etiológicos; compreender e elucidar a patogenia, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças que acometem grandes animais. Interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfo-funcionais. Instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas, individuais e populacionais.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- AFECÇÕES

1.1 Afecções clínicas do aparelho respiratório

1.2 Afecções clínicas do aparelho circulatório

1.3 Afecções clínicas do aparelho digestório

1.4 Afecções clínicas do aparelho urinário

1.5 Afecções clínicas da visão e audição

1.6 Afecções clínicas de origem neurológicas, central e periférica

 

UNIDADE 2- DOENÇAS CARÊNCIAS, METABÓLICAS E ENDÓCRINAS

UNIDADE 3- ATENDIMENTO CLÍNICO E PRESCRIÇÕES CLÍNICAS

UNIDADE 4-  FLUIDO TERAPIA E TRANSFUSÃO SANGUÍNEA

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos vivenciarão os conteúdos curriculares teóricos por meio de atividades práticas nas dependências do Centro Clínico Veterinário, em propriedades rurais, haras, cabanas...), onde poderão acompanhar a rotina clínica e atendimentos em grandes animais contribuindo para a compreensão e fixação do conteúdo. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h e 20h de extensão contemplando ações e/ou a socialização dos resultados com a comunidade externa.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BLOOD, Douglas C.; AY, Clive C.; HINCHCLIFF, Kenneth W.; RADOSTITS, Otto M. Clínica veterinária: um tratado de doenças dos bovinos, ovinos, suínos, caprinos e equinos. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

RADOSTITS, Otto M.; MAYHEW, I. G. Joe; HOUSTON, Doreen M. Exame Clínico e Diagnóstico em Veterinária. Guanabara Koogan, 2002.

ROCKETT, Marca Jody; BOSTED.  Procedimentos clínicos veterinários na prática de grandes animais. Cengage Learning, 2011.

 

Bibliografia Complementar

ANDREWS, A. H. Medicina bovina: doenças e criação de bovinos. 2. ed. São Paulo: Roca, 2008.

CINTRA, André G. Alimentação Equina - Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Roca, 07/2016. [Minha Biblioteca].

REED, Stephen M; BOYY, Worwick M.Medicina Interna Equina. Ed Guanabara. 1 ed, 2000, 940p.

ROCKETT, Jody; Bosted, Susanna. Procedimentos Clínicos Veterinários na Prática de Grandes Animais. 1 ed.  Editora  CENGAGE - CTP NACIONAL. 2012. 576p.

ROSENBERGER, G. Exame clínico dos bovinos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.