Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

 

Disciplina:  ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA A

Código:  50-451

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Introdução a anestesiologia veterinária. Exame clínico pré-anestésico. Medicação pré-anestésica. Anestesia local. Anestesia intravenosa. Anestesia inalatória. Anestesia com respiração controlada. Monitoramento anestésico.  Ressuscitação cardiopulmonar. Anestesia em pacientes especiais. Controle da dor.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário sobre os métodos de anestesia e de ensaio de novas técnicas anestésicas. Compreender o monitoramento anestésico.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: utilizar as técnicas anestésicas mais adequadas em diferentes espécies de animais em diversas situações clínicas, de forma segura. Descrever o protocolo anestésico utilizados nas diferentes etapas da anestesia, assim como as principais técnicas de anestesia local e controle da dor. Executar a monitoração anestésica, identificar os acidentes anestésicos mais frequentes e empregar as condutas adequadas perante as emergências.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- INTRODUÇÃO A ANESTESIOLOGIA

1.1 História, conceitos, evolução

1.2 Avaliação pré-anestésica do paciente

1.3 Planos anestésicos

 

UNIDADE 2- PROCEDIMENTOS E MEDICAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA

2.1 Fármacos

2.2 Vias administração

 

UNIDADE 3- MONITORAÇÃO ANESTÉSICA E CUIDADOS NA RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA

 

UNIDADE 4-  MIORRELAXANTES

4.Fármacos

4.1 Vias de administração

 

UNIDADE 5-  ANESTESIA GERAL INJETÁVEL

5.1 Equipamentos

5.2 Fármacos

 

UNIDADE 6- ANESTESIA GERAL INALATÓRIA

6.1 Equipamentos

6.2 Fármacos

 

 

UNIDADE 7- ANESTESIA LOCORREGIONAL

7.1 Bloqueios anestésicos

 

UNIDADE 8- CONTROLE DA DOR E ANALGESIA

8.1 Fármacos

8.2 Vias de administração

 

UNIDADE 9-  PARTICULARIDADES NAS DIFERENTES

9.1 Anestesia em cães e gatos

9.2 Anestesia em ruminantes

9.3 Anestesia em equinos

9.4 Anestesia em suínos

9.5 Anestesia em aves

9.6 Anestesia em animais silvestres

 

UNIDADE 10- EMERGÊNCIAS ANESTÉSICAS E RESSUSCITAÇÃO CÉREBRO-CÁRDIO-PULMONAR

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). As aulas práticas a serem ministradas serão participativas, vinculadas a rotina clínica do Centro Clínico Veterinário com animais de diferentes espécies e/ou em Fazendas em animais de produção. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h. Nesta disciplina serão utilizadas metodologias ativas e tecnologias voltadas para o processo de ensino e aprendizagem, onde os alunos podem ter experiência com atividades baseadas em problemas, com o uso de sala de aula invertida e aplicativos, como por exemplo os que facilitam o acesso às bases de dados das bulas de medicamento e conteúdos técnicos de interesse na área veterinária.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

LUNA, Stelio Pacca Loureiro; CARREGARO, Adriano Bonfim. Anestesia e Analgesia Em Equídeos, Ruminantes e Suínos. 1ª Ed, Medvet, 2019, 696p.

MASSONE, Flávio. Anestesiologia Veterinária - Farmacologia e Técnicas - Textos e Atlas, edição. Guanabara Koogan, 09/2011. [Minha Biblioteca].

MILLER, Ronald D. Bases da anestesia. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 

Bibliografia Complementar

CARROLL, Gwendolyn (ed.). Anestesia e Analgesia de Pequenos Animais. Manole, 01/2012. [Minha Biblioteca].

IBAÑEZ, José Fernando. Anestesia Veterinária Para Acadêmicos e Iniciantes.1ª ed., Ed. Medvet, 2012. 153p.

SPINOSA, Helenice de Souza; GÓRNIAK, Silvana Lima; BERNARDI, Maria Martha. Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária. 6ª ed. 2017.

TRANQUILLI, William J.; THURMON, John C.  Lumb & Jones - Anestesiologia e Analgesia Veterinária. Roca - Brasil, 2013HELLBREKER, Ludo J.  Dor em animais. 1ª ed, Manole, 2002. 172p.