Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: NUTRIÇÃO ANIMAL A

Código: 50-450    

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Histórico, desenvolvimento e conceitos em Nutrição e Alimentação Animal. Balanços nutricionais dos alimentos. Particularidade do metabolismo dos nutrientes aplicado à nutrição animal (água, carboidratos, proteína, lipídeos, minerais e vitaminas). Exigências de nutrientes e medidas de desempenho nos animais. Princípios nutricionais dos aditivos. Fatores fisiológicos que afetam o consumo. Desequilíbrio dos nutrientes e transtornos de origem metabólica. Utilização dos nutrientes e de fontes nitrogenadas não-proteicas. Formulação de dietas.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para diagnosticar e resolver problemas pertinentes a Nutrição Animal, bem como direcionamento e assistência técnica para produtores. Compreender os métodos de avaliação, controle de qualidade dos alimentos destinados à alimentação animal.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: orientar, aplicar, acompanhar e avaliar programas de nutrição e alimentação animal.  Identificar os diferentes tipos de alimentos e composições químicas, para combinar adequadamente os alimentos de acordo com suas especificidades. Identificar as análises bromatológicas mais importantes para a formulação adequada de rações animais. Realizar planejamento nutricional, a partir dos conhecimentos básicos e fundamentais da nutrição e alimentação animal.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- COMPONENTES DO TRATO ALIMENTAR DOS ANIMAIS;

UNIDADE 2- DIGESTIBILIDADE E BALANÇOS NUTRICIONAIS;

UNIDADE 3- ADITIVOS ÀS RAÇÕES DE ANIMAIS;

UNIDADE 4- EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS DE ANIMAIS;

UNIDADE 5- NUTRIENTES;

5.1 Água, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, aminoácidos, Vitaminas e Minerais;

UNIDADE 6- REGULAÇÃO DA INGESTÃO DE ALIMENTOS;

UNIDADE 7- COMPOSTOS NITROGENADOS

1.1 Metabolismo dos compostos nitrogenados;

1.2 Digestão dos compostos nitrogenados no rúmen-retículo;

UNIDADE 8- PROTEÍNA MICROBIANA

UNIDADE 9- FORMULAÇÃO DE DIETAS.

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas através de visitas a propriedades rurais das diferentes espécies e fábricas de rações; trabalhos em grupos e seminários. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BERCHIELLI, T. T., PIRES, A. V., OLIVEIRA, S. G. Nutrição de Ruminantes. 2. ed. Editora(s):Jaboticabal: Funep, 2011.

ESPÍNDOLA, G. B. Nutrição de Monogástricos. UFGGoania: Editora Produção Independente, 2011.

WORTINGER, Ann. Nutrição para Cães e Gatos.1ª ed. Rocca, 2011, 246p.

 

Bibliografia Complementar

CINTRA, André G. O cabalo: características, manejo e alimentação. São Paulo: Roca, 2016. [Minha Biblioteca].

DA SILVA, C. O.; TASSI, É. M. M.; PASCOAL, G.i  B. Ciência dos Alimentos - Princípios de Bromatologia. São Paulo. Editora Rubio, 2017.

KOZLOSKI, G.V. Bioquímica dos Ruminantes. 3 ed. Santa Maria: Editora UFSM. 2011. 214p.

PESSOA, Silva, R. A. Nutrição Animal - Conceitos Elementares. [Minha Biblioteca].

TORRES, Alcides Di Paravicini. Alimentos e nutrição das aves domésticas. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1979. 324 p.