Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: LABORATÓRIO CLÍNICO VETERINÁRIO A

Código: 50-445

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

Ementa

Técnicas de coleta, identificação e envio de materiais e amostras biológicas para laboratórios. Origem, destino e função dos componentes do sangue com valor diagnóstico; Realização, avaliação e interpretação de coprologia, urinálise e provas de função renal. Hematologia, hemoterapia e anormalidades hemostáticas; Realização, avaliação e interpretação de provas de função hepática, muscular e pancreática; Análise e interpretação de líquidos cavitários, eletrólitos, bilirrubinas, proteínas e glicose. Coleta, realização, análise e interpretação de exames citológicos

 

Objetivos

A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimento para compreender a aplicação da patologia clínica. Capacitar na interpretação das anormalidades de exames laboratoriais de modo a permitir o diagnóstico e prognóstico das enfermidades que acometem os animais domésticos, além do monitoramento do quadro clínico, principalmente de pacientes críticos.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades:  capacidade de análise, interpretação e síntese com base no conhecimento teórico e científico vigente. Capacidade de interpretar exames clínicos e laboratoriais com indicação do possível diagnóstico.

 

Conteúdos Curriculares

 UNIDADE 1- COLETA, IDENTIFICAÇÃO E ENVIO DE AMOSTRAS

Técnicas de coleta, identificação e envio de materiais e amostras biológicas para laboratórios.

Origem, destino e função dos componentes do sangue com valor diagnóstico;

 

UNIDADE 2- REALIZAÇÃO, ANÁLISES E INTERPRETAÇÃO DE EXAMES

2.1 Coprologia: aspectos bioquímicos e parasitológicos;

2.2 Urinálise: avaliação física, química e do sedimento;

2.3 Avaliação da função renal por provas bioquímicas;

2.4 Hematologia: eritrograma e leucograma;

2.4.1 Anormalidades hemostáticas: estudo das plaquetas e das proteínas envolvidas na coagulação;

2.4.2 Tratamento hemoterápico;

2.5 Estudo funcional do fígado, músculo e pâncreas por provas bioquímicas;

2.6 Análise dos líquidos cavitários

2.6.1 Exsudatos, transudatos e transudatos modificados;

2.7 Análise dos principais eletrólitos de importância para as espécies domésticas;

2.8 Outras avaliações bioquímicas: bilirrubinas, proteínas e glicose.

2.9 Exames citológicos

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Aulas práticas com execução de técnicas de análise de espécimes clínicos (sangue, urina, fezes, líquidos cavitários, dentre outros) colhidos de animais domésticos. Uso de ferramentas de tecnologias da informação. A disciplina será contemplada com 20h de T.D.E. e prevê 10h de extensão com ações e/ou a socialização dos resultados com a comunidade externa.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

SANTOS, Renato de Lima; ALESSI, Antonio Carlos. Patologia Veterinária . 2ª ed, Ed Rocca, 2016.

STEVEN L. Stockham, MICHAEL A. Scott. Fundamentos de Patologia Clínica Veterinária. Guanabara Koogan, 2012.

VADEN, Shelly L., KNOLL, Joyce S., SMITH Jr., Francis K., TILLEY, Larry P. Exames Laboratoriais e Procedimentos Diagnósticos em Cães e Gatos. Roca, 09/2013. [Minha Biblioteca].

 

Bibliografia Complementar

BLOOD, Douglas C. Clínica veterinária: um tratado de doenças dos bovinos, ovinos, suínos, caprinos e equinos. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

MCGAVIN, M. Donald. Bases da patologia em veterinária. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2009. xv, 382 p.

THRALL, Mary Anna. Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária, 2ª edição. Roca, 10/2014. [Minha Biblioteca].

WERNER, Pedro R. Patologia geral veterinária aplicada. São  Paulo: Roca, 2011