Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim - Medicina Veterinária
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: EQUINOCULTURA

Código: 50-444

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Equideocultura no Brasil e no mundo. Aspectos gerais da equideocultura: origem, evolução Zootécnica, classificação Zoológica, domesticação, características e morfologia. Criação e manejo de equídeos, Adestramento, Raças. Reprodução, seleção e cruzamentos. Comportamento dos equídeos. Ezoognósia. Instalações. Manejo alimentar.

 

Objetivos

A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimentos sobre diagnosticar e resolver problemas pertinentes a equideocultura, bem como direcionamento e assistência técnica para produtores. 

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: desenvolver, programar, orientar e aplicar técnicas eficientes e eficazes de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal. Planejar, elaborar, executar, gerenciar e participar de projetos e programas agropecuários e do agronegócio.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- INTRODUÇÃO

1.1 História da evolução dos equídeos.

1.2 Classificação e caracterização da espécie

1.3 Introdução dos equinos na América

 

UNIDADE 2- MANEJO REPRODUTIVO

2.1 Garanhão

2.2 Égua

2.3 Potro

 

UNIDADE 3- MANEJO SANITÁRIO E ALIMENTAR NAS DIFERENTES FASES DE DESENVOLVIMENTO.

 

UNIDADE 4- MÉTODOS DE SELEÇÃO

4.1 Formação de raças de equinos.

UNIDADE 5- MODALIDADES DE TRABALHO E ESPORTIVAS

 

UNIDADE 6- NOMENCLATURA UTILIZADA PARA AVALIAÇÃO DOS EQUINOS

6.1 Importância da resenha

6.2 Como fazer a resenha

 

UNIDADE 7- INSTINTO NATURAL

7.1 Comunicação corporal

7.2 Andaduras

 

UNIDADE 8- INTALAÇÕES

 

UNIDADE 9- SISTEMAS DE CRIAÇÃO

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computadores, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). As atividades práticas ocorrerão através de visitas técnicas a cabanas, fazendas, haras e hotéis de equinos. A disciplina irá trabalhar 10h de T.D.E.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

SAVAGE, Catherine J. Segredos em medicina de equinos: respostas necessárias ao dia-a-dia: na clínica, no campo, em exames orais e escritos. Porto Alegre: Artmed, 2001. 414 p.

STASHAK,Ted S. Claudicação em Equinos - 5ª Ed. Ed Roca, 2006, 1112p.

CINTRA, A.G.C. Alimentação Equina- Nutrição, Saúde e Bem-estar. Roca, 2016.[Minha Biblioteca]

 

Bibliografia Complementar

GUILHON, Paulo. Doma racional interativa. Aprenda Fácil, 2011.

VELOZ, Wanderley. Casqueamento e ferrageamento de equinos. LK Editores, 2006.

FRAPE, David. Nutrição e alimentação de equinos. Roca, 2016.

MEDEIROS, Mylena; DIAS, Emília. Equoterapia: noções elementares e aspectos neurocientíficos. Rio de Janeiro: Revinter, 2008. 59 p.

CINTRA, André Galvão Campos. O Cavalo - Características, Manejo e Alimentação. Roca, 01/2011. [Minha Biblioteca].

 

Fique por dentro

Ver mais