Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: BROMATOLOGIA E FORRAGICULTURA

Código: 50-442

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)  (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Estudo da composição química dos alimentos, fatores nutricionais e não nutricionais, suas alterações, adulterações, amostragens e qualidade dos alimentos. Preparo e titulação de soluções para determinação da Proteína bruta, lipídeos, carboidratos, extrato etéreo, fibra bruta, fibra em detergente neutro e ácido, cálcio, fósforo e nitrogênio não proteico. Cultivo, manejo e determinação das principais plantas forrageiras e a Sazonalidade de produção, inverno e verão, perenes ou anuais. Princípios nutritivos, implantação e conservação de pastagens nativas e cultivadas.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para avaliar a obtenção e determinação das frações nutritivas de um alimento, conhecer métodos de controle de qualidade dos alimentos, compreender os princípios básicos de nutrição e digestão dos alimentos. Entender os conceitos de forragicultura e pastagens, seus manejos, implantação e manutenção.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: desenvolver, programar, orientar e aplicar técnicas eficientes e eficazes de criação, manejo, nutrição e alimentação. Planejar, elaborar, executar, gerenciar e participar de projetos e programas agropecuários e do agronegócio.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- ESTUDOS DAS ALTERAÇÕES E ADULTERAÇÕES DOS ALIMENTOS.

 

UNIDADE 2- AMOSTRAGENS E CONTROLE DE QUALIDADE DOS ALIMENTOS.

 

UNIDADE 3- PREPARO E TITULAÇÃO DE SOLUÇÕES.

 

UNIDADE 4- QUÍMICA DA COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS

4.1 Proteínas

4.2 Lipídeos.

4.3 Carboidratos

 

UNIDADE 5- PLANTAS FORRAGEIRAS.

5.1 Cultivo e manejo das principais plantas forrageiras

5.2 Sazonalidade de produção de forrageiras.

5.3 Princípios nutritivos das plantas forrageiras e pastagens.

5.4 Conservação de forragens.

 

UNIDADE 6- PASTAGENS NATIVAS E CULTIVADAS.

 

Metodologia

 Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas em laboratório de bromatologia realizando análise de alimentos. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BERCHIELLI, T. T., PIRES, A. V., OLIVEIRA, S. G. Nutrição de Ruminantes. 2. ed.  Editora(s): Jaboticabal: Funep, 2011.

DA SILVA, C. O.; TASSI, É. M. M.; PASCOAL, G.i  B. Ciência dos Alimentos - Princípios de Bromatologia. São Paulo. Editora Rubio, 2017.

PESSOA, Ricardo Silva. Nutrição Animal - Conceitos Elementares. Érica, 06/2014. [Minha Biblioteca].

 

Bibliografia Complementar

ARAÚJO, J. M. A. Química de alimentos: teoria e prática. 2. ed. Viçosa: UFV, 1999.

ASCAR, J. M. Alimentos: aspectos bromatológicos e legais: análise percentual. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1985.

BOBBIO, Florinda Orsatti. Introdução à Química de Alimentos. 2. ed. SP: Varela, 1992.

EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.

SALINAS, R. D. Alimentos e Nutrição - Introdução à Bromatologia. 3. ed. SP: Artmed, 2002.