Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: OVINOCULTURA E CAPRINOCULTURA

Código: 50-413

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h)   (Prática: 10h)

Nº de Créditos: 02

 

Ementa

Introdução ao estudo da ovinocultura e caprinocultura. Raças ovinas e caprinas. Instalações em ovinocultura e caprinocultura. Produção de lã e carne. Higiene e profilaxia. Sistemas de produção. Manejo geral, da nutrição, da reprodução e controle zoosanitário do rebanho caprino e ovino. Planejamento de uma criação.

 

Objetivos

A disciplina visa proporcionar ao aluno o conhecimento necessário para a sua formação a respeito da área de ovinocaprinocultura.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de identificar as principais raças de ovinos e caprinos; desenvolver, programar, orientar e aplicar técnicas de manejo, nutrição, alimentação e reprodução de caprinos e ovinos, visando contribuir para a formação de um profissional de excelente nível.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA OVINOCAPRINOCULTURA

1.1 Importância da ovinocaprinocultura no Brasil e no Mundo

1.2 Classificação dos ovinos.

1.3 Distribuição geográfica.

1.4 Evolução e características dos ovinos no Brasil e no RS

 

UNIDADE 2- RAÇAS OVINAS e CAPRINAS

2.1 Produtoras de lã.

2.2 Produtoras de carne.

2.3 Produtoras de leite.

2.4 Produtoras de pele.

2.5 Descrição das principais raças criadas de caprinos no Brasil

 

 

UNIDADE 3- INSTALAÇÕES EM OVINOCAPRINOCULTURA

3.1 Aramados e subdivisões.

3.2 Mangueira e manga de contenção.

3.3 Banheiro sarnicida/piolicida.

3.4 Instalações para caprinos

 

UNIDADE 4- PRODUÇÃO DE LÃ, PELO E PELES

4.1 Origem, estrutura, diferenciação e maturação dos folículos pilosos.

4.2 Características histológicas e propriedades da fibra de lã.

4.3 Crescimento estacional da lã.

4.4 Produção de lã.

4.5 Classificação da lã.

4.6 Cuidados durante a esquila e embolsamento das lãs.

4.7 Produção de pelo e peles caprina

 

UNIDADE 5- MANEJO DOS OVINOS E CAPRINOS

5.1 Época de encarneiramento e manejo dos carneiros.

5.2 Sistemas de reprodução de caprinos e ovinos

5.3 Cuidados durante a gestação e parição.

5.4 Mortalidade de cordeiros.

5.5 Crescimento dos cordeiros.

5.6 Manejo de caprinos – práticas de criação 

 

UNIDADE 6- PRODUÇÃO DE CARNE

6.1 Sistemas de terminação de ovinos.

6.2 Características da carcaça e da carne ovina.

6.3 Produção de carne caprina.

 

UNIDADE 7- HIGIENE E PROFILAXIA DOS OVINOS

7.1 Banhos sarnicidas e piolicidas.

7.2 Controle de endoparasitas.

7.3 Corte de cascos e vacinações.

7.4 Aspectos sanitários da criação de caprinos

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas em propriedades rurais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 10h. A disciplina prevê 10h de extensão com ações e/ou socialização de resultados com a comunidade externa.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BAÊTA, Fernando da Costa; SOUZA, Cecília de Fátima. Ambiência em edificações rurais: conforto animal. 2. ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2010.

GASSEN, Dirceu Neri. Informativos técnicos Cooplantio. Passo Fundo: Aldeia Norte, 2002.

SOBRINHO, Américo Garcia da Silva. Criação de ovinos. 3. ed. Jaboticabal: FUNEP, 2008.

 

Bibliografia Complementar

CALVACANTE, Antonio Cezar Rocha, VIEIRA, Luiz da Silva, CHAGAS, Ana Carolina de Souza, Molento, Macelo Beltrão. Doenças parasitárias de caprinos e ovinos - epidemia e controle. EMBRAPA, 603 p. 2009.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PADRE LANDELL DE MOURA. Manual de ovinocultura. Porto Alegre: Fundação Educacional Padre Landell de Moura, 1977.

OLIVEIRA, Nelson Roberto Manzoni de; MORAES, José Carlos Ferrugem; BORBA, SILVA, M. F.  Alternativas para incremento da produção ovina no sul do Brasil. Bagé, RS: EMBRAPA, MAARA, CPPSUL-ADTT, 1995.

ROMERO, N. F. Manejo fisiológico dos pastos nativos melhorados. Guaíba: Agropecuária, 1998.

SELAIVE-VILLARROEL, Arturo Bernardo, OSÓRIO, José Carlos Silveira. Produção de Ovinos no Brasil. Roca, 07/2014. [Minha Biblioteca].