Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA VETERINÁRIA

Código: 40-983

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Princípios de farmacocinética e de farmacodinâmica. Princípios farmacológicos aplicados à terapêutica animal. Farmacologia dos sistemas nervoso, locomotor, cardiovascular, renal, respiratório, digestório, endócrino, geniturinário e hematopoiético. Farmacologia da dor e da inflamação. Quimioterápicos. Eutanásicos.

 

Objetivos

A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimento sobre os princípios gerais que regem a cinética e a dinâmica dos fármacos. Possibilitar ao aluno a obtenção de conhecimento farmacológico que permita o exercício de uma terapêutica medicamentosa racional.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: conhecer os fatores que influenciam suas ações e/ou efeitos dos fármacos bem como suas interações e seus efeitos adversos. Conhecer a legislação sobre a utilização e a prescrição de fármacos. Avaliar os riscos de o emprego de fármacos bem como conhecer os efeitos adversos. Despertar uma atitude crítica e de busca continuada da informação farmacológica.

 

Conteúdos Curriculares

 UNIDADE 1- INTRODUÇÃO À FARMACOLOGIA E CONCEITOS DE FÁRMACO, MEDICAMENTO, REMÉDIO

 

UNIDADE 2- FARMACOCINÉTICA

2.1 Administração

2.2 Absorção

2.3 Biotransformação

2.4 Biodisponibilidade

2.5 Distribuição

2.6 Excreção de fármacos

 

UNIDADE 3- FARMACODINÂMICA

 3.1 Mecanismos moleculares e celulares das interações entre fármacos e receptores;

 

UNIDADE 4- FÁRMACOS DE INTERESSE EM MEDICINA VETERINÁRIA

4.1 Antimicrobianos

4.2 Anestésicos

4.3 Analépticos

4.4 Hipno-analgésicos

4.5 Neurolépticos

4.6 Quimioterápicos

4.7 Vitaminas

4.8 Eutanásicos

 

UNIDADE 5- FARMACOLOGIA DOS SISTEMAS

5.1 Sistema nervoso central;

5.1.1 Estimulantes e depressores do sistema nervoso central;

5.2 Sistema nervoso autônomo

5.3 Sistemas cardiovascular

5.4 Sistema renal

5.5 Sistema respiratório

5.6 Sistema digestório

5.7 Sistema endócrino

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas aulas práticas laboratoriais, uso de ferramentas de tecnologias da informação como aplicativos a base de dados de bulas de medicamentos, atividades que estimulem o protagonismo dos alunos tais como leitura, interpretação e debate de textos, desenvolvimento de seminários, trabalhos em grupos, discussões de casos clínicos, entre outros. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h. A disciplina prevê 10h de extensão contemplando a socialização dos resultados com a comunidade externa.

 

 

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

ADAMS, H. Richard. Farmacologia e Terapêutica em Veterinária. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. [Minha biblioteca].

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 9 e 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2003.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

 

Bibliografia Complementar

ANDRADE, Silvia Franco. Manual de terapêutica veterinária – Consulta rápida. 1ª ed. Rio de Janeiro: Roca, 2018. [Minha biblioteca].

DELUCIA, Roberto (Coord.). Farmacologia integrada. 3. ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2007.

Guanabara Koogan, 2018. [Minha biblioteca].

KOROLKOVAS, Andrejus; FRANÇA, Francisco Faustino de Albuquerque Carneiro de. Dicionário terapêutico Guanabara: edição 2003-2004. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

SPINOSA, Helenice de Souza; GÓRNIAK, Silvana Lima; BERNARDI, Maria Martha. Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária. 6ª ed. Rio de Janeiro:

TOZER, Thomas N.; ROWLAND, Malcolm. Introdução à farmacocinética e à farmacodinâmica: as bases quantitativas da terapia farmacológica. Porto Alegre: Artmed, 2009.