Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE ÚNICA

Código: 40-981

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 04

 

Ementa

Introdução dos fundamentos teóricos, métodos e técnicas do conhecimento epidemiológico. Fundamentos da saúde pública e sua estrutura no Brasil. Participação do médico veterinário na promoção da saúde pública.

 

Objetivos

A disciplina objetiva que o aluno adquira conhecimentos básicos de epidemiologia no campo do conhecimento sobre saúde única; capacitar os discentes na aplicação dos conhecimentos e dos recursos desenvolvidos na medicina veterinária para a promoção da saúde pública.

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências e habilidades: capacidade de comunicação e educação permanente; pensamento lógico e metodológico; capacidade de análise, interpretação e tomadas de decisões frente a problemas reais com base no conhecimento teórico e científico vigente.

 

Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1- CONCEITOS BÁSICO DE EPIDEMIOLOGIA

 

UNIDADE 2- RELAÇÃO SAÚDE-DOENÇA

 

UNIDADE 3-HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

 

UNIDADE 4- TIPOS E NÍVEIS DE PREVENÇÃO

 

UNIDADE 5- FUNDAMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA

 

UNIDADE 6- ESTRUTURA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

 

UNIDADE 7- FUNDAMENTOS DE SAÚDE ÚNICA

 

UNIDADE 8- PRINCÍPIOS DE EPIDEMIOLOGIA APLICADOS À SAÚDE PÚBLICA

 

UNIDADE 9- SISTEMAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA

UNIDADE 10- PARTICIPAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA

 

Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Também serão realizadas atividades que estimulem o protagonismo dos alunos tais como leitura, interpretação e debate de textos, desenvolvimento de seminários, trabalhos em grupos, entre outros. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos totalizando 20h. A disciplina prevê 20h de extensão socializando os resultados com a comunidade externa.

 

Avaliação

O sistema de avaliação desta disciplina está de acordo com o que determina o Regimento Interno da URI, Resolução nº 2318/CUN/2017- Capítulo XI, Subseção VII, Art.85-92 “do planejamento de ensino e da avaliação da aprendizagem”. Para atender este novo modelo acadêmico prevê que os resultados acadêmicos sejam expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), sendo que 80% da nota poderão ser referentes a provas presenciais e/ou práticas, atividades e trabalhos. E 20% da nota será atribuída por meio dos Trabalhos Discentes Efetivos e avaliação das atividades de aulas com metodologias diferenciadas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KEJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. São Paulo: Santos, 2010.

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2006.

 

Bibliografia Complementar

ALMEIDA FILHO, Naomar de; ROUQUAYROL, Maria Zélia. Introdução à epidemiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

GONÇALVES, Ernesto Lima (Coord.). Administração de saúde no Brasil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1989.

LESER, Walter (Et al.). Elementos de epidemiologia geral. São Paulo: Atheneu, 1997.

MEDRONHO, Roberto A (Coord.). Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2011.